Características
março 11, 2022

Fertilidade do solo — Técnicas para melhorar a qualidade

De: Equipe Agronômica
Solo
Solo

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A fertilidade do solo é indispensável para uma produção agrícola de qualidade. E você que atua neste segmento, com certeza sabe a importância de contar com um bom planejamento de adubação para garantir os melhores resultados na sua agricultura.

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para alcançar bons resultados e nós da Yara Brasil, trouxemos algumas informações que vão te ajudar durante esse processo. 

Confira!

O que é a fertilidade do solo?

A fertilidade do solo é a capacidade que o solo tem de fornecer elementos essenciais às plantas para garantir o crescimento forte e saudável. Esses nutrientes oferecidos por meio do processo de adubação são indispensáveis para a produtividade e qualidade das culturas.

Para garantir essa fertilidade e maximizar o potencial do solo, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas. 

6 técnicas para aumentar a fertilidade do solo

Existem algumas boas práticas que contribuem para manter o nível de fertilização adequado e irão te ajudar a ter bons resultados. Confira:

1. Mapeamento de fertilidade

A primeira dica que trouxemos para você é a realização do mapeamento de fertilidade por meio da agricultura de precisão.

Essa prática utiliza ferramentas e recursos de alta tecnologia para fazer a coleta e análise dos dados de áreas rurais, a fim de identificar os elementos do solo e otimizar a gestão da produção no campo. 

Todo esse processo acontece por meio de mapas que indicam os nutrientes de acordo com sua localização espacial e contribuem para identificar a necessidade da aplicação de fertilizantes e outros insumos na lavoura.

2. Análise física do solo

Além do mapeamento de fertilidade do solo, que reflete as suas características químicas, é possível também realizar a análise física solo. 

Com os resultados obtidos nessa análise física do solo, como determinação da composição granulométrica do solo (frações areia, silte e argila) e a resistência à penetração, você terá algumas das principais informações necessárias para o diagnóstico da área e da fertilidade do solo e entender quais nutrientes e intervenções cada área está precisando. Depois disso, será possível criar um planejamento adequado em relação à aplicação de fertilizantes para elevar a produtividade das culturas.

3. Técnica de correção da acidez 

A acidez é um problema que também pode prejudicar a qualidade do solo. Portanto, é preciso estar sempre atento a esse ponto.

Caso você identifique acidez no solo, como em casos onde o teor de alumínio, por exemplo, está alto, é preciso fazer correção. Ela pode ser feita por meio da calagem, que é realizada com a adição de calcário no solo.

Essa técnica diminui a acidez e permite que as condições de plantio nas áreas da lavoura sejam mais adequadas para alcançar um bom desempenho.

4. Aplicação de fertilizantes

Após identificar o nível de fertilidade do solo e entender quais as necessidades que cada área possui, é preciso partir para a ação. 

A aplicação de fertilizantes e corretivos é uma prática que contribui para melhorar as características do solo e fazer com que ele adquira os nutrientes que estão faltando. Assim, todo o plantio da área consegue atingir seu potencial máximo de produtividade.

Mas, é importante tomar cuidado durante essas aplicações. Uma fertilização adequada precisa levar em conta as informações obtidas anteriormente durante as análises do solo para garantir que os níveis de nutrientes não sejam nem menores nem maiores do que o necessário.

5. Técnicas de irrigação 

A irrigação faz parte dos cuidados hídricos de culturas agrícolas. Além de manter o nível adequado da água, esse cuidado evita a salinização do solo em regiões que possuem um alto índice de evaporação. 

Ela também é uma etapa essencial e pode ser executada de diferentes formas. Algumas delas são:

Irrigação por sulcos 

A água é aplicada e distribuída por canais, chamados sulcos, localizados paralelamente às linhas de plantio. Enquanto ela escoa, ocorre o infiltramento no solo para umedecê-lo.

Irrigação por aspersão

Bastante popular na agricultura, essa técnica funciona como uma simulação de chuva nas lavouras, ou seja, a água é aplicada sobre toda a folhagem e solo da área cultivada por meio de aspersores.

Microaspersão 

Diferente da irrigação por aspersão, a microaspersão utiliza aspersores que aplicam gotículas de água, criando uma precipitação mais suave. Essas gotículas, quando entram em contato com o ar, evaporam instantaneamente. Portanto, essa técnica costuma ter uma ação mais rápida.

Irrigação por gotejamento 

Conhecida por sua economia e eficiência, essa técnica aplica gotas de água diretamente na raiz das plantas por meio de gotejadores. Sua aplicação é calculada para garantir a quantidade exata de água que as plantas precisam, evitando o desperdício.

6. Rotação de culturas 

Por fim, temos também a rotação de culturas, que consiste na alternância de diferentes espécies de plantas em cada área da lavoura. 

Seu objetivo é permitir que o solo se mantenha conservado, já que ele terá tempo para se recuperar durante o revezamento no cultivo das áreas. 

Agora que você já conhece as técnicas para garantir a fertilidade do solo, invista também nas soluções digitais da Yara Brasil que te ajudarão a manter a qualidade e produtividade em suas lavouras de maneira prática e eficiente. 

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades