Características
julho 15, 2022

Calcário no solo: conheça os 6 benefícios

De: Equipe Agronômica

Confira quais são os seis principais benefícios do uso do calcário no solo.


Benefícios do calcário no solo
Benefícios do calcário no solo

A aplicação de calcário no solo tem se tornado cada vez mais popular entre os agricultores. Isso porque, entre as diversas boas práticas para garantir a qualidade do solo e produtividade do plantio, a calagem é uma das que se destaca e oferece vários benefícios.

Além disso, um grande problema entre os agricultores é controlar o nível de acidez do solo para garantir que o crescimento e desenvolvimento das culturas do local não sejam prejudicadas, e a aplicação desse nutriente é ideal para isso.

Mas apesar de sua principal característica ser a correção da acidez, ela não é a única. O fornecimento de Cálcio (Ca) e a redução da toxicidade do solo por alumínio, por exemplo, também são algumas das vantagens que ele oferece.

Quer saber mais sobre a calagem e entender como essa prática pode ser benéfica, garantindo mais produtividade e qualidade para suas plantações? Continue a leitura!

 

O que é solo calcário?

O calcário é formado por rochas que contêm minerais ricos em carbonatos de cálcio e/ou de magnésio (por exemplo, calcita e dolomita) e tem como principal característica a sua alta capacidade de promover a correção da acidez do solo. É a partir desse corretivo de solo que originou-se a técnica de calagem.

Isso é extremamente importante, afinal, a acidez é um fator prejudicial para as plantas, que reduz a disponibilidade de nutrientes e, consequentemente, diminui a fertilidade do solo e a produtividade e qualidade das culturas.

 

6 benefícios do uso de calcário no solo

Como você viu até agora, o solo calcário tem grande importância no controle da acidez e contribui grandemente para aumentar a produtividade das plantações e melhorar o retorno financeiro do seu negócio. 

Mas existem outras vantagens que ele oferece para a agricultura. Confira quais são as seis principais:

1. Reduz a acidez do solo

A vantagem número um da nossa lista não poderia ser outra. Afinal, a popularidade do calcário se deve, em grande parte, por seu efeito neutralizador de acidez. No Brasil, isso é extremamente relevante, pois uma grande extensão de solos do país são ácidos.

Portanto, por meio da técnica de calagem, o agricultor consegue corrigir o pH do solo para uma condição favorável para o plantio.


2. Fornece cálcio e magnésio

O segundo benefício do uso do calcário é o aumento no fornecimento de Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) para as plantações, macronutrientes essenciais e que agregam mais qualidade na nutrição das plantas.

 

3. Estimula o crescimento radicular

O calcário, por meio da alta quantidade de Cálcio (Ca), também atua como estimulante para o desenvolvimento e crescimento radicular. 

Isso significa que, com o aumento do desenvolvimento radicular, o Ca contribui aumentar a  eficiência da absorção de água e de outros nutrientes essenciais. Com isso, as plantas ficam mais resistentes, contribuindo para maior produtividade na lavoura.

 

4. Diminui a toxicidade do solo

O Alumínio (Al) e o Manganês (Mn) disponíveis no solo são elementos que se destacam quando o assunto é toxicidade dos solos, pois limitam o crescimento radicular e o desenvolvimento saudável das plantas.

Isso faz com que a produtividade das plantações e colheitas sejam reduzidas e a lucratividade dos agricultores seja prejudicada.

 

5. Diminui a fixação de Fósforo (P)

O Fósforo (P) é um nutriente muito importante na agricultura. Porém, quando os solos têm uma fixação muito elevada desse elemento, ele se torna indisponível para as plantas. Essa deficiência de Fósforo (P) prejudica o desenvolvimento saudável das culturas e afeta diretamente na produtividade.

Com a aplicação de calcário no solo, esse tipo de problema é reduzido, e o P torna-se mais disponível para a planta. Afinal, uma de suas competências é garantir que essa fixação seja diminuída.

 

6. Melhora as propriedades físicas do solo

Outra vantagem que a aplicação de calcário no solo promove é o aumento da fixação biológica de nitrogênio (N) em culturas leguminosas, pois beneficia as bactérias responsáveis por realizarem esse processo. Com isso, o as plantas recebem muito mais N e conseguem se desenvolver melhor. 

 

Gostou do artigo? Então, agora que você já conhece os benefícios do solo calcário, confira também os principais tipos de fertilizantes disponíveis no mercado para garantir que o solo das suas culturas esteja sempre saudável para oferecer todos os nutrientes necessários às plantações.

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades