Características
março 04, 2022

Banana: manejo adequado e alta produtividade

De: Equipe Agronômica
Bananas Maduras
Bananas Maduras

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Manejo nutricional da cultura da banana

O cultivo de banana apresenta um potencial produtivo elevado. Por isso, é preciso aproveitá-lo da melhor forma, principalmente com um manejo adequado. Existem alguns fatores no cultivo dessa fruta que não podem passar despercebidos e precisam ser cuidados desde o início da plantação, como um preparo adequado do solo, o controle da salinidade no ambiente em torno da raiz, o fornecimento de uma boa irrigação e, claro, uma nutrição equilibrada. Confira abaixo algumas dicas que preparamos para você:

 

Solo

O preparo adequado do solo é importante para o bom desenvolvimento do sistema radicular da bananeira e, portanto, para a absorção de água e nutrientes pela planta. O solo correto é, também, essencial para o sucesso de todas as operações subsequentes, como a calagem, a adubação e as demais práticas agronômicas.

 

Para favorecer o crescimento e a produção das plantas, é recomendado que se revire o mínimo possível o solo, evitando a quebra excessiva dos torrões e a pulverização, reduzindo assim a formação de crostas superficiais e os efeitos da erosão. Outro ponto importante é que a umidade esteja em condição adequada, ou seja, o solo deve apresentar umidade suficiente para não levantar poeira durante o preparo, mas também não deve estar muito úmido, o que aumenta a aderência dos implementos, dificultando o trabalho, e trazendo riscos de compactação.

 

Nutrição

A bananeira é uma planta exigente em nutrientes, não só por produzir grande massa vegetativa, mas também por apresentar elevadas quantidades de elementos absorvidos pela planta e exportados pelos frutos. Os nutrientes mais absorvidos pela bananeira são os macronutrientes potássio (K) e o nitrogênio (N), seguidos do cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S) e fósforo (P). Já os micronutrientes mais absorvidos são cloro (Cl), manganês (Mn), ferro (Fe), zinco (Zn), boro (B) e cobre (Cu).

 

Para adubar a cultura de forma correta e eficiente, é recomendado que se faça uma análise química do solo. Com o resultado em mãos, o agricultor saberá exatamente qual quantidade de nutrientes e/ou elementos tóxicos presentes no solo e, assim, fazer uma adubação com maior precisão, já que um aporte desequilibrado de nutrientes pode predispor as plantas a doenças, reduzindo tanto a produção quanto a qualidade dos frutos.

 

Irrigação

As incertezas climáticas têm guiado o bananicultor, que não abre mão da produtividade e da qualidade do bananal, a adotar a irrigação como tecnologia. O método da irrigação localizada tem sido o mais indicado por ser mais eficiente, exigir menos uso de mão de obra e menos gasto de água, além de ser um método que mantém o solo com níveis adequados de umidade continuamente.

 

O consumo de água pode variar conforme as condições de evapotranspiração locais, o que depende das condições meteorológicas e do estágio de desenvolvimento da planta. No estágio vegetativo, até os 6 meses do plantio, em condições de céu nublado e ar úmido, a cultura consome, em princípio, de 1 mm/dia a 2 mm/dia, e em dias ensolarados e secos, de 2 mm/dia a 4 mm/dia. Dos 7 aos 12 meses do plantio, em condições de céu nublado e ar úmido, o consumo varia de 2 mm/dia a 3 mm/dia, e em dias ensolarados e secos, de 4 mm/dia a 6 mm/dia.

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades