Características
outubro 30, 2020

Tipos de Bananas

De: Yara Brasil
bananas sombreadas
bananas sombreadas

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

Existem mais de 1.000 tipos de bananas, que são subdivididos em 50 grupos de variedades. Estes são tanto sem sementes como com sementes e há frutos de diversos tamanhos, formas e cores. Algumas bananas da terra, por exemplo, podem produzir frutos de até 50 cm de comprimento.
Banana sem sementes
Banana sem sementes
Banana com sementes
Banana com sementes

As variedades comerciais foram originalmente criadas a partir dos tipos de bananas selvagens, Musa acuminata e Musa balbisiana. Os nomes das variedades são seguidos pelos apêndices A (acuminata) e/ou B (balbisiana) de acordo com a origem dos genomas originais. A maioria dos tipos de bananas comerciais para consumo fresco é triploide e origina-se unicamente da Musa acuminata. Desse modo, Gros Michel, Cavendish e Williams, por exemplo, são todos tipos de bananas AAA. A maioria (das bananas da terra), porém, são cruzamentos da Musa acuminata e da Musa balbisiana, e tipos AAB ou ABB.

Cultivares Comuns

Grupo AAA 

Banana 
Cavendish é um subgrupo extremamente importante, tanto para exportações oriundas dos trópicos como para o comércio local nas regiões subtropicais. Clones dessa variedade se diferenciam pelo tamanho do pseudocaule. 
A banana Nanica (Dwarf Cavendish) – 1,2-2,1 m de altura – é cultivada em áreas amplas e produz alguns dos menores frutos. Os tipos Nanicão (Giant Cavendish), como as plantas tipo Grande Naine e Robusta, têm de 3 a 5 m de altura. 

Outras variedades importantes AAA são:  

Gros Michel que era a principal banana tipo exportação com cor atrativa, fruto longo, delgado e de excelente sabor. Entretanto, devido à sua suscetibilidade ao Mal-do-Panamá, está sendo substituída por variedades resistentes. 
Banana prata -  de 6 a 7,5 m de altura – com fruto de excelente qualidade que é tolerante a condições frias. 
Valery, uma variedade clone da Cavendish que se assemelha à Robusta. 
Williams – um tipo clone da Nanicão (Giant Cavendish) - originária da Austrália

Grupo AAB e ABB 

Plantain 

Banana da terra 
Os cultivares deste grupo, com predomínio das características genéticas da M. balbisiana, são vigorosos e resistentes à seca. Os frutos são verdes com aspecto prateado ceroso, e as variedades mais populares são Chato ou Bluggoe e Pisang Awak e em países latino-americanos, Dominico, Harton e Currare. Para o Brasil, as mais comuns são: TerraTerrinhaD`AngolaFigo VermelhoFigo Cinza e Pioneira.