Características
dezembro 14, 2022

Plantio da banana: dicas, técnicas e adubação

De: Equipe Agronômica

Saiba quais são as principais necessidades do plantio de banana e alcance o sucesso em suas safras.


Bananeira com frutos maduros
Bananeira com frutos maduros

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Se tem uma fruta que é a cara do Brasil, essa é a banana! Apesar dela ter sido trazida para cá pelos portugueses, estamos entre os maiores consumidores, produtores e exportadores de banana, principalmente para os Estados Unidos e a Europa.

Apesar do clima brasileiro ser muito propício para o plantio de banana, que é a segunda fruta mais produzida no país, quem quer obter a maior produtividade possível nas safras precisa se atentar a alguns cuidados especiais. Leia este artigo para conferir dicas sobre esse assunto!

 

Plantio da banana: melhores épocas e regiões

A bananeira é uma planta que se desenvolve bem em climas quentes e com índice pluviométrico elevado. Havendo disponibilidade de água, ela pode ser cultivada em qualquer época do ano — mas não em qualquer região. 

Por não se dar bem com temperaturas muito baixas e geadas, cultivá-la no inverno no extremo sul do Brasil não é uma boa ideia. Nas outras regiões do país, especialmente durante as estações mais amenas, a cultura tem grandes chances de prosperar se o índice de água estiver adequado. 

 

Quais são os tipos de banana mais populares

Para além da época do ano e da região, é importante lembrar que banana não é tudo igual, e algumas são mais populares entre os consumidores, incluindo os clientes de exportação. São elas:

  • banana nanica;
  • banana prata;
  • banana pacovan;
  • banana maçã;

Na hora de escolher a variedade para o plantio, é importante entender também sobre a produtividade de cada uma delas, o nível de resistência a temperaturas mais frias e secas e, também, às possíveis pragas e doenças. 

 

Como preparar a terra para o plantio de banana

Para que seja possível colher o melhor resultado de uma safra, o solo precisa estar muito bem preparado para receber as bananeiras. Ele deve estar fertilizado, rico em matéria orgânica e bem drenado. Sim: apesar de ser uma planta que demanda muita água, ela não se dá bem com o solo encharcado, que causa o apodrecimento das raízes. 

As covas para o plantio de banana devem ter entre 30X30 e 40X40 centímetros de tamanho. Já o espaçamento no bananal depende da variedade escolhida. As de porte pequeno precisam de 3 metros de separação entre as filas e 2 metros entre as plantas. 

No caso das de porte médio, são 3 metros tanto entre as filas quanto entre as plantas e, por fim, as de porte alto precisam de 4 metros entre filas e 3 metros entre plantas para se desenvolver adequadamente.

 

Adubação do solo para o plantio de banana

Antes do plantio devem ser realizados procedimentos como a análise de solo, que é essencial para que se possa verificar a necessidade de corrigir e condicionar o solo. Além disso, é por meio dessa análise, em conjunto com a expectativa de produtividade, que se pode definir a melhor relação e dosagem de nutrientes para o plantio que proporcionará uma boa produção.

 

Atenção com as pragas

Algumas pragas são bastante frequentes nas lavouras de bananas, e, embora a utilização dos defensivos agrícolas ajude, é importante buscar mudas sadias e realizar a cultura em áreas sem histórico de doenças. 

Ao longo da produção, é necessário ficar de olho nos sinais de que algo não vai bem. Caso encontre uma folha doente, por exemplo, ela deve ser arrancada para que o problema não se espalhe por todo o resto da planta — e até mesmo, das mudas vizinhas. 

 

Plantio de banana: fase da colheita

A época de colheita da banana começa após um ano da plantação. Como as frutas são sensíveis, é preciso tomar muito cuidado para não machucá-las: até mesmo pequenos atritos podem causar manchas escuras que atrapalham o aspecto da banana e diminuem seu valor de mercado.

O mesmo cuidado deve ser tomado durante o transporte. O ideal é que as próprias folhas das bananeiras sejam utilizadas como proteção no fundo e nas laterais dos compartimentos utilizados. 

Se você se interessou por esse assunto, aproveite para ler também o nosso artigo sobre como melhorar a qualidade da banana. O conteúdo traz dicas bastante específicas relacionadas aos melhores nutrientes para utilizar na sua plantação.

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades