Características
julho 13, 2023

Como aumentar a produtividade do tomate?

De: Yara Brasil

A produtividade do tomate pode ser influenciada por uma série de fatores. Saiba, neste artigo, como aumentá-la a fim de garantir o sucesso da colheita.


Homem Segurando Tomates GranTomate
Homem Segurando Tomates GranTomate

A produtividade do tomate é um fator crucial para os agricultores que dependem dessa cultura para seu sustento. Para aumentá-la, é preciso levar em consideração diversos fatores, incluindo aqueles ambientais, genéticos e de manejo.

Além disso, a aplicação de nutrientes específicos em determinados momentos da safra pode ajudar a aumentar a produtividade do tomate, já que muitos solos são considerados deficientes nutricionalmente.

Continue a leitura desse artigo para saber mais sobre:

  • nutrição das plantas e produtividade do tomate;
  • práticas de manejo que influenciam a eficácia do plantio.

Nutrição das plantas e produtividade do tomate

Uma nutrição bem equilibrada para o cultivo do tomate precisa considerar todos os estágios de crescimento e desenvolvimento: radicular, inicial, florescimento e frutificação.

Sendo assim, respeitar essas etapas é fundamental para alcançar e superar a produtividade ideal e comercializável. Essa alta capacidade de produção, então, é obtida em solos bem drenados, onde não há limitação hídrica o que torna a nutrição essencial para aumentar os índices de produção das culturas.

Confira mais sobre cada nutriente necessario e entenda o que é preciso observar para definir qual o melhor adubo para tomateiro:

Nitrogênio

O nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes para o crescimento e para a alta produtividade do tomate. Afinal, essa cultura remove aproximadamente entre 2,2 kg e 2,4 kg de nitrogênio para cada tonelada de frutos produzidos.

Isso significa que altas doses de 250 kg/ha ou acima disso são necessárias para atingir uma produtividade média de 100 t/ha em culturas a campo. No entanto, a aplicação em excesso pode prejudicar os resultados na produção de tomate por pé.

Por isso, é importante avaliar as características locais por meio da observação de ensaios realizados na região de produção a fim de determinar a dose que deve ser aplicada. Além disso, utilizar a fonte correta do nutriente é um fator crítico, já que o nitrogênio amoniacal pode restringir o crescimento e afetar a qualidade do tomate de forma geral.

Fósforo

Fósforo e produtividade

O fósforo é extremamente importante para o crescimento inicial e para o desenvolvimento radicular no estabelecimento das mudas, além de ser essencial no estágio de pegamento dos tomates.

Em solos com baixo fósforo disponível, os fertilizantes para tomate fosfatados aumentam a produtividade de frutos de tomate e uniformiza o amadurecimento, reduzindo o número de frutos rejeitados na colheita.

Confira também: A solução nutricional completa para tomate da Yara Brasil

Potássio

Potássio e produtividade

Os tomates possuem exigência relativamente alta de potássio e, por isso, costuma-se empregar mais de 300 kg/ha do nutriente a fim de atribuir mais firmeza e qualidade aos frutos. Sendo assim, altos níveis de potássio resultam em alta produtividade, especialmente quando alinhado ao equilíbrio de outros elementos, como cálcio e magnésio.

Cálcio

Cálcio e produtividade

O cálcio é exigido nos processos de adubação de tomate para o crescimento do dossel, para o desenvolvimento radicular e para aumentar a produtividade da cultura. Por isso, a disponibilidade do nutriente de forma solúvel é um fator crítico para a obtenção de melhores resultados.

Sendo assim, oferecer um suprimento contínuo ao longo da safra é importante, especialmente quando balanceado com potássio e magnésio. Como resultado, há desenvolvimento dos sistemas enzimáticos do plantio e melhora das atividades das células e dos tecidos condutores.

Quando disponibilizado em baixos níveis, a deficiência de cálcio pode levar a problemas como podridão apical, que afeta a qualidade dos frutos do tomate.

Enxofre

O enxofre é importante para a produtividade do tomate em geral ao longo de toda a safra. Isso se deve ao fato de os solos serem frequentemente deficientes no que diz respeito ao nutriente.

Sendo assim, a aplicação adequada de enxofre é essencial para aumentar a produtividade do tomate e produzir frutos de alta qualidade, aumentando a rentabilidade da lavoura.

Enxofre e produtividade

 

Enxofre e produtividade

Leia também: Como prevenir danos físicos ao tomate

Outras práticas de manejo que influenciam a produtividade do tomate

Além da nutrição adequada com macronutrientes e micronutrientes, existem outras práticas de manejo que são essenciais para garantir uma colheita abundante e de qualidade. Confira algumas delas a seguir:

Densidade e espaçamento

A densidade e o espaçamento das plantas são fatores críticos para assegurar o melhor uso das condições ambientais, principalmente o fornecimento de luz.

pH

A manutenção de um pH ótimo, que pode variar entre 5,5 a 6,5, assegura que diversos nutrientes sejam prontamente disponíveis. Além disso, o uso de herbicidas no cultivo irá remover a competição com ervas daninhas.

Temperatura e intensidade da luz

Esses são fatores críticos durante o florescimento para assegurar:

  • a formação de flores;
  • uma boa polinização;
  • a fertilização;
  • o pegamento de frutos.

Além disso, o alto estresse de temperatura pode causar abscisão de gemas antes do florescimento, levando ao desenvolvimento anormal das flores e à morte das plantas.

Efeitos de competição

Os produtores podem minimizar tais efeitos devido ao desenvolvimento vegetativo excessivo por meio da poda de ramos, também conhecida como desbrota. Essa prática consiste na remoção de folhas baixeiras a fim de permitir maior entrada de luz solar.

Como resultado, há amadurecimento dos frutos, melhor circulação de ar em torno do caule nas partes mais baixas e redução do impacto de doenças na região. No entanto, é importante evitar poda excessiva em ambientes de alta incidência de luz solar, pois pode aumentar o risco de escaldadura.

Controle da salinidade

Essa iniciativa, quando promovida por meio de boas práticas de lixiviação no ambiente das raízes aliado a um bom suprimento de água, colabora para a maximização do crescimento das plantas, além de assegurar uma boa disponibilidade de nutrientes.

Agora você já sabe como aumentar a produtividade do tomate e resolver essa questão fundamental para produtores que desejam obter sucesso na sua plantação. Conheça, então, as soluções da Yara Brasil para o cultivo deste alimento tão importante.

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades