Características
outubro 19, 2022

Culturas de inverno: Principais e como aumentar a produtividade

De: Equipe Agronômica

As culturas de inverno são essenciais para equilibrar o sistema produtivo. Confira as principais dicas para aumentar a produtividade!


Culturas de Inverno: Principais e Como Aumentar a Produtividade
Culturas de Inverno: Principais e Como Aumentar a Produtividade

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

As culturas de inverno podem ampliar a eficiência e o equilíbrio de todo o sistema produtivo, contribuindo para a cobertura do solo, controle da erosão e ciclagem de nutrientes. Além disso, o manejo dessas culturas contribui no controle de plantas daninhas, de doenças e de pragas.

Neste artigo você conhecerá as principais alternativas de cultura para o inverno e verá algumas dicas importantes para aumentar a produtividade desses cultivos. Confira!

Quais são as culturas de inverno? 

De forma geral, as culturas de inverno são as de plantas gramíneas, oleaginosas ou leguminosas. Também conhecidas como culturas de entressafra, elas são utilizadas no sistema de rotação de culturas para evitar a especialização de daninhas, pragas e doenças nas áreas que, durante o verão, são ocupadas por culturas como milho e soja.

Obviamente, elas também são um incremento na renda do produtor e ainda ajudam a reduzir o custo das culturas de verão, pois contribuem na preservação da capacidade produtiva do solo. Dessa forma, a demanda por herbicidas nos períodos de safra tende a diminuir.

Embora as culturas de inverno tenham boa adaptação a diferentes condições climáticas, a extensão territorial do Brasil faz com que algumas delas sejam mais adequadas em regiões específicas, como veremos a seguir.

Norte e Nordeste 

As características climáticas das regiões Norte e Nordeste, onde as temperaturas no inverno costumam ficar entre 18°C e 36°C e o índice pluviométrico é baixo, exigem plantas resistentes ao calor e com baixa demanda por irrigação. No Norte, as opções mais comuns são:

  • alface;
  • abóbora;
  • coentro;
  • cenoura;
  • salsa;
  • espinafre.

Já no Nordeste, as culturas de entressafra mais adequadas incluem:

  • cenoura;
  • melancia;
  • melão;
  • feijão-vagem;
  • morango;
  • repolho.

Sudeste 

As temperaturas da região Sudeste no inverno não são tão altas quanto no norte e no nordeste, nem tão baixas quanto no sul. Isso é uma boa notícia para o agricultor porque amplia as possibilidades de produção na entressafra. Além disso, o clima mais seco dificulta a disseminação de pragas e doenças. 

Nesse cenário, as culturas mais indicadas incluem:

  • feijão;
  • cambre;
  • girassol;
  • sorgo;
  • variedades de trigo resistentes ao calor.

Centro-Oeste 

O clima da região Centro-Oeste mantém características semelhantes às do Sudeste, portanto, é possível adotar as mesmas culturas. Contudo, em áreas com déficit hídrico, a aveia também se apresenta como opção viável, pois é tolerante a climas secos. 

Sul 

O Sul é a região com temperaturas mais baixas durante o inverno e há lugares com incidência de geadas e até neve. Nessas condições, as principais culturas de entressafra são:

  • trigo;
  • aveia;
  • centeio.

Como aumentar a produtividade das culturas de inverno? 

Além de escolher a cultura de inverno mais adequada para o clima de cada região, é fundamental ter alguns cuidados durante o ciclo produtivo para aumentar a produtividade. Veja quais são:

Atente-se às características das sementes

Escolha sementes tratadas e certificadas para ter mais segurança em termos de características agronômicas e resistência a doenças. Priorize aquelas que apresentam maior eficiência na absorção de nutrientes de acordo com as condições climáticas. 

Aproveite a palhada da safra anterior 

A situação da área de plantio deve ser avaliada com cuidado para identificar os tipos de pragas, doenças e plantas daninhas que ocorrem nela. Depois, a palhada da safra anterior pode ser utilizada como cultura de cobertura para proteger melhor o solo e diminuir o risco de perdas, especialmente durante as épocas de geada e nas noites frias típicas da Região Sul.

Use semeadoras de fluxo contínuo 

O maquinário também faz a diferença, principalmente nas culturas de trigo, cevada e aveia. Utilize semeadoras de fluxo contínuo para diminuir o espaçamento entre as linhas e proporcionar um plantio adequado. 

É possível escolher entre:máquinas específicas para grãos miúdos ou as semeadoras múltiplas, que também trabalham com grãos graúdos. Obviamente, a segunda opção é mais versátil, pois permite trabalhar com culturas diferentes no mesmo sistema produtivo. 

Aplique fertilizantes de alta qualidade 

Embora as culturas de inverno tenham mais resistência à baixas temperaturas, ainda é recomendável utilizar fertilizantes para garantir a nutrição correta. A Yara aplica o conhecimento adquirido em mais de um século de atuação em mais de 160 países para desenvolver programas especializados de nutrição de plantas.

Conheça a linha de fertilizantes Yara, que ajuda a aumentar o rendimento, a qualidade e a sanidade de todas as culturas com uma vasta gama de produtos premium para facilitar o dia a dia do produtor.

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades