Características
junho 10, 2022

Os benefícios do cultivo das pastagens de inverno

De: Equipe Agronômica
Dois Homens no Pasto com Vacas ao Fundo
Dois Homens no Pasto com Vacas ao Fundo

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A estação mais fria do ano traz alguns desafios na produção de culturas. Por isso, produtores rurais buscam alternativas para mitigar os efeitos das baixas temperaturas na redução da produção de forragem (vazio forrageiro), como o cultivo das pastagens de inverno. Ao longo do tempo, essa opção foi se tornando popularmente estratégica na entressafra e, neste texto, explicamos melhor como as pastagens podem trazer benefícios de forma econômica e vantajosa.

Ciclo de cultivo da pastagem

A semeadura das pastagens de inverno ocorre entre os meses de março e junho no Brasil. As temperaturas nas faixas de 18 a 23°C são favoráveis ao crescimento das espécies, antes da chegada do frio severo. A umidade do solo é muito importante para o desenvolvimento das forrageiras, o que explica a melhor adaptação na região Sul, devido ao inverno chuvoso. Já nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, recomenda-se o uso de sistema de irrigação para viabilizar o cultivo.

Por que cultivar pastagens no inverno?

Um dos principais objetivos na cultura das pastagens de inverno é a alternativa para não faltar alimento aos animais durante essa estação. Com tais forrageiras, é possível garantir uma alimentação com baixo custo e ainda elevar os níveis de leite ou carne produzidos. 

Rotação de culturas

Além disso, o produtor busca deixar o solo menos ocioso. Para isso, a técnica de sobressemeadura é muito utilizada pelos produtores rurais, que consiste em produzir simultaneamente uma cultura forrageira anual em uma área que outra cultura perene ou pastagem nativa ocupa - geralmente dormente ou pouco produtiva nessa estação. Assim, o solo fica protegido contra a erosão e o desenvolvimento representativo de plantas daninhas, e, ainda, beneficia-se da ciclagem de nutrientes no sistema.

Manejo nutricional do pasto

Vale ressaltar a importância de cuidar o manejo do solo e a escolha de espécies que serão utilizadas. O planejamento e a correção da fertilidade do solo com soluções de adubação adequadas também são fundamentais para que as pastagens de inverno proporcionem os benefícios citados, aliando produtividade e rentabilidade ao agricultor.

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades

Confira também nossos webinars sobre pastagem