Características
abril 18, 2022

Entenda o que é o Plano Nacional de Fertilizantes

De: Equipe Agronômica
Entenda O Que É O Plano Nacional De Fertilizantes
Entenda O Que É O Plano Nacional De Fertilizantes

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O Governo Federal lançou, recentemente, o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) com o objetivo de reduzir a importação desse insumo. O programa já estava em elaboração há alguns anos e foi lançado em resposta à crise de abastecimento de fertilizantes no mercado nacional.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia trouxe impactos na oferta mundial de fertilizantes e agravou ainda mais esse cenário. Com isso, o governo intensificou o investimento no planejamento de medidas para evitar o desabastecimento e fortalecer a produção nacional.

Quer entender melhor o que é o PNF, qual é a sua importância e ficar por dentro das medidas desse plano? Confira neste artigo!

O que é o Plano Nacional de Fertilizantes? 

O Plano Nacional de Fertilizantes é um planejamento estratégico criado pelo Governo Federal com o objetivo de reduzir a dependência externa dos vários tipos de fertilizantes que o Brasil tem atualmente (de 85% para cerca de 50%). O PNF foi oficializado por meio do Decreto nº 10.991, publicado em março de 2022, no Diário Oficial da União.

O plano conta com objetivos estratégicos, metas e ações de curto, médio e longo prazo (até 2050). As diretrizes para concretizar o planejamento de maneira eficiente são:

  • modernização, ampliação e reativação dos projetos de fertilizantes que já existem no país;
  • melhoria do ambiente de negócios com objetivo de atrair investimentos para o setor;
  • promoção de vantagens competitivas para o país dentro da cadeia de produção mundial de fertilizantes;
  • ampliação de investimentos em atividades de pesquisas, desenvolvimento e inovação no setor;
  • melhoria no processo de distribuição dos fertilizantes e insumos;
  • adequação da infraestrutura para integrar os polos logísticos e viabilizar novos empreendimentos.

Considerando essas informações, vemos que o principal objetivo do PNF é melhorar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Quais são as metas do Plano Nacional de Fertilizantes?

Para atingir seu objetivo de diminuir a dependência de importações de fertilizantes até 2050 e alcançar maior autonomia em relação ao mercado externo, o PNF definiu algumas metas:

  • ter a capacidade de produzir 2,8 milhões de toneladas de nitrogênio;
  • ter a capacidade de produzir 9,2 milhões de toneladas de fosfato;
  • ter a capacidade de produzir 6 milhões de toneladas de óxido de potássio;
  • ter, no mínimo, mais quatro empresas produtoras de nitrogênio fertilizante no país;
  • atrair, pelo menos, mais 20 bilhões de reais em investimentos para a construção de novas fábricas de fertilizantes nitrogenados.

Qual é a importância do Plano Nacional de Fertilizantes?

O Brasil está em 4º lugar no ranking dos maiores consumidores globais de fertilizantes, com uma porcentagem de, aproximadamente, 8% do consumo total. As três primeiras posições estão ocupadas pela China, Índia e Estados Unidos, respectivamente.

Entre esses fertilizantes, os nutrientes mais usados pelos produtores nacionais na agricultura são os formadores da sigla NPK:

  • nitrogênio (N);
  • fósforo (P);
  • potássio (K).

Mas, apesar de estar entre as primeiras posições no ranking mundial de consumo de fertilizantes, o Brasil importa cerca de 85%. Isso demonstra a falta de investimento no fornecimento local, que justifica a dependência externa.

Este é um cenário delicado para a produção nacional. Afinal, a grande dependência externa na exportação de um insumo tão essencial deixa a cadeia vulnerável às oscilações do mercado internacional, como o impacto da pandemia, da guerra na Ucrânia e das sanções impostas à Rússia. 

Por isso, entendemos o PNF como um instrumento importante para o desenvolvimento do setor no médio e no longo prazo e como um guia para que o país siga buscando alternativas renováveis, explorando sua capacidade sustentável como um diferencial.

Gostou do artigo? Então, veja também qual é a importância do NPK para a sua agricultura.

Confira nossa linha completa de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades