Características
agosto 16, 2021

Como o magnésio ajuda na produtividade da batata?

De: Equipe Agronômica
produtor no cultivo de batata
produtor no cultivo de batata

Clique no player abaixo e ouça o nosso artigo!

Ao longo da história, ficou mais que evidente a importância da cultura da batata na culinária do mundo. Hoje, aqui no Brasil, esse tubérculo tem destaque na produção e é consumido com versatilidade. Mas, para que as batatas cheguem com qualidade à nossa mesa, há um cuidado especial dos agricultores com os nutrientes na hora do cultivo, como é o caso do magnésio.

 

Magnésio no cultivo da batata

Assim como o potássio e cálcio, o magnésio tem um grande papel no desempenho das batateiras. Isso pode ser explicado por sua função central na fotossíntese, já que está presente no centro de cada molécula de clorofila. No entanto, geralmente os solos onde as batatas são cultivadas possuem baixos teores deste elemento, o que acaba resultando na deficiência do nutriente nas produções. Por isso, o agricultor precisa ficar atento aos sinais dessa necessidade.

 

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para batata

Quero comprar online

 

A falta de magnésio pode ser identificada em solos arenosos e ácidos, ricos ou que recebem aplicações elevadas em potássio. Além disso, é importante cuidar se folhas mais velhas vão desenvolver manchas marrons em um padrão de espinha ao longo da nervura principal. Para suprir essa falta, a adubação foliar de magnésio é considerada a alternativa mais benéfica às batatas.

 

Nutrição do batatal

O manejo das soluções nutritivas em magnésio nas batateiras deve ser feito de forma balanceada, a fim de não afetar os demais nutrientes necessários. Com a absorção do elemento, as batatas aumentam a massa verde e a produtividade de tubérculos, melhorando a resistência a doenças. O resultado disso são as batatas graúdas, firmes e lisas que chegam às prateleiras, prontas para o consumidor.

 

A Yara pode ajudar na nutrição equilibrada da sua produção de batata. Clique aqui, conheça nossos produtos e obtenha alta rentabilidade junto com a gente.