Características
agosto 12, 2022

Calcário agrícola — Saiba tudo sobre essa técnica

De: Equipe Agronômica

O calcário agrícola é essencial para corrigir a acidez natural dos solos tropicais. Conheça esse processo!


Aplicação de calcário agrícola
Aplicação de calcário agrícola

Calcário agrícola — Saiba tudo sobre essa técnica 

Para entender a técnica do calcário agrícola, primeiro é importante entender um pouco sobre o solo. Pessoas leigas que olham para ele costumam enxergar não muito mais do que um punhado de terra. Só quem trabalha com agricultura ou estuda agronomia sabe o quanto o solo é cheio de complexidades.

O solo é constituído por diversas camadas e muitas características físico-químicas que interferem diretamente em sua qualidade e na saúde das plantações. Uma delas é o valor do pH. 

O pH é uma escala que mede o quociente de acidez ou basicidade de uma solução ou matéria e medí-lo é muito importante porque um solo muito ácido dificulta a retenção de nutrientes (e sua consequente disponibilização para as plantas) e favorece o aparecimento de elementos tóxicos. 

Com menos acesso aos nutrientes e estando em contato com elementos tóxicos, as culturas agrícolas se tornam muito menos produtivas. O crescimento das raízes das plantas é prejudicado, o que  faz com que elas fiquem mais frágeis, mais suscetíveis a tombamentos e não alcancem todo o seu potencial.

Tendo em vista esses problemas, quando um solo está ácido ele precisa ter seu pH corrigido — e é aí que entra a técnica do calcário agrícola. Leia o artigo para entender mais sobre o assunto, saber como o calcário atua no solo, como é feita a aplicação, quais são os tipos e quais os benefícios dessa técnica.

 

O que é o calcário agrícola e como ele atua no solo

O calcário é uma rocha sedimentar, constituída principalmente de carbonato de cálcio. Ele é utilizado com diferentes fins por variadas indústrias. No caso da agrícola, serve para corrigir a acidez do solo e, com isso, trazer diversos outros impactos positivos para os cultivos.

 

Ao ser adicionado no solo, o calcário atua aumentando os níveis de cálcio e magnésio da terra (nutrientes importantíssimos para o bom desenvolvimento das culturas) e reduzindo a quantidade de elementos nocivos, em especial o alumínio e o manganês. 

 

E como ele é aplicado? Por meio da técnica de calagem, que é uma espécie de adubação do solo focada na distribuição do calcário agrícola sobre toda a sua extensão. 

 

Como fazer a calagem do solo

Para que seja bem sucedida, a aplicação da calagem precisa começar com a análise do solo por meio da coleta de amostras. A partir do resultado dessa análise do solo, é necessário então escolher o tipo de calcário que será utilizado para sua correção — essa escolha vai depender do quociente de magnésio em cada tipo e, também, da granulometria.

 

Escolhido o tipo, é preciso calcular a dose de calcário necessária. Se for preciso uma dose muito alta, o recomendado é que a aplicação seja dividida em ao menos duas aplicações, para evitar que o solo sofra pelo excesso de calcário. 

 

Ele deve ser distribuído uniformemente por toda a extensão do solo e incorporado à terra em uma profundidade de 17 a 20 centímetros. É importante, ainda, que o processo de calagem seja executado em até três meses antes do plantio.

 

O processo de análise e dosagem deve ser repetido a cada plantio, porque, a médio e longo prazo, essas intervenções calcárias repetidas vão amenizando continuamente a acidez do solo, já que começam a atingir camadas cada vez mais profundas.

 

Conheça os tipos de calcário agrícola

Todos os tipos de calcário utilizados na agricultura têm carbonato de cálcio o suficiente para promover a correção da acidez. O que muda de um para outro são a concentração de magnésio e a granulometria.

 

Calcário calcítico

Tem maior teor de óxido de cálcio e menor concentração de magnésio (inferior a 10%). É indicado para solos que apresentam menos necessidade de magnésio e maior necessidade de cálcio.

 

Calcário magnesiano

Considerado intermediário, com concentração de magnésio entre 10 e 25%, esse calcário é recomendado para solos que têm teor equilibrado de cálcio e magnésio. 

 

Calcário dolomítico

Tem alta concentração de magnésio, acima de 25%, e é indicado para solos com teor de magnésio abaixo do ideal. 

 

Calcário filler

Essa categorização está relacionada à diferença granulométrica. Os três tipos de calcário citados acima podem estar na versão filler, o que muda é que ele é muito mais fino que o convencional — o que faz com que aja mais rapidamente no solo. Por isso, ele é mais indicado em casos de plantio direto. 

 

Se você se preocupa com a qualidade nutricional do seu solo e, consequentemente, dos seus cultivos agrícolas, saiba que pode contar com a Yara Brasil. 

 

Caminhando lado a lado com o agronegócio, a marca desenvolve produtos que abarcam todos os aspectos da nutrição de plantas, o que influencia não só no rendimento e na qualidade das culturas, como no impacto ambiental que elas causam. Conheça as soluções da Yara para a nutrição de plantas!

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades