Características
junho 10, 2022

Plantas de cobertura: o que são e como utilizá-las

De: Equipe Agronômica

Conheça as plantas de cobertura e entenda como essas espécies podem contribuir para mais qualidade no desenvolvimento das culturas.


Plantas De Cobertura — Saiba O Que São E Como Utilizá-las
Plantas De Cobertura — Saiba O Que São E Como Utilizá-las

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

As plantas de cobertura são espécies utilizadas para melhorar a qualidade e a conservação do solo, garantindo um crescimento e desenvolvimento mais vigoroso e produtivo das culturas do sistema produtivo.

 

Quer saber mais sobre essas plantas, suas vantagens e como utilizá-las em sua lavoura? Continue lendo este artigo!

O que são plantas de cobertura? 

Deve-se investir nas plantas de cobertura em algum período significativo entre uma cultura comercial e outra. Elas podem ser gramíneas, crucíferas ou leguminosas, e existem diversas espécies que têm como principal objetivo melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, visando proteger o solo do efeito erosivo das chuvas e garantir um aumento na produtividade dos cultivos. 

Confira os principais tipos:

  • aveia preta;
  • milheto;
  • nabo forrageiro;
  • ervilhaca;
  • capim-sudão;
  • centeio;
  • entre outros.

Como utilizar as plantas de cobertura? 

Próximo ao momento de maior acúmulo de biomassa, as plantas de cobertura de um local são derrubadas com rolos-faca, formando uma camada de palha. Em seguida, a próxima safra é cultivada neste mesmo solo.

Apesar de parecer um processo simples, é indispensável ficar atento a alguns detalhes na hora de definir as espécies que serão usadas. Afinal, para garantir os benefícios desse tipo de prática é preciso selecionar as opções mais adequadas.

Essa seleção dependerá, exclusivamente, das necessidades de cada cultura e sistema produtivo. Isso significa que não existe uma única espécie de planta de cobertura capaz de garantir um bom resultado para qualquer tipo de plantação. Cada espécie tem um propósito e, portanto, o agricultor deve conhecer bem cada uma delas antes de tomar qualquer decisão.

Um exemplo disso é uma cultura que exige alta quantidade de nitrogênio para se desenvolver de maneira produtiva. Neste cenário, além do uso de fertilizantes nitrogenados, as plantas de coberturas fixadoras de nitrogênio (leguminosas) ou o nabo forrageiro são as indicadas (consorciadas). Atualmente, está em voga o uso dos “mix” de plantas de cobertura, contendo três ou quatro espécies vegetais.

Além disso, você pode optar por investir no cultivo de duas ou mais espécies ao mesmo tempo. 

Vantagens das plantas de cobertura

Confira as três principais vantagens que essas espécies de plantas oferecem para a sua agricultura.

 1. Contribui para evitar erosão 

Esse tipo de planta atua como protetor, retendo a água e diminuindo o impacto direto das gotas de chuva no solo e ajuda a reduzir o efeito da erosão pelo escorrimento superficial de água das enxurradas. Isso faz com que o risco de erosão seja menor.

2. Ajudam no controle térmico

Mais uma das vantagens dessas espécies de plantas é a cobertura que elas oferecem ao solo em relação aos raios solares. Dessa forma, a camada superficial de palha reduz a variação de temperaturas extremas do solo, que pode ser prejudicial para a plantação.

Além disso, essa característica contribui para diminuir a taxa de evaporação da água do solo, garantindo a umidade necessária para um crescimento e desenvolvimento favorável das culturas.

3. Evitam o aparecimento de pragas e doenças 

Esse tipo de planta também favorece no controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Isso porque essas espécies não são atacadas pelas mesmas pragas das plantações que são cultivadas, ou seja, atuam como uma barreira protetora, fazendo com que a presença desses agentes seja reduzida. Ou seja, podem quebrar o ciclo de pragas e doenças, se não forma hospedeiras, além de reduzir a emergência de plantas daninhas.

Gostou do artigo? Veja também as melhores técnicas de fertilidade do solo e garanta a qualidade e produtividade do seu negócio!

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades