Características
março 15, 2022

Batata: o equilíbrio nutricional da planta é essencial para obter alta produtividade

De: Equipe Agronômica
Plantação de Batata
Plantação de Batata

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Exigências nutricionais da cultura da batata

Cada cultivo de planta de batata possui, em sua característica genética, exigências nutricionais e climáticas específicas para atingir seu potencial produtivo e qualitativo. Para alcançar estes resultados, é necessário atender cada exigência da planta, que vai desde a escolha de um local adequado para o plantio, como um lugar com a altitude ideal, passando pelo adequado preparo físico e a escolha de batata-semente sadia e com bom vigor. O produtor também deve se atentar à escolha da cultivar adequada para a região e à data de plantio, além de propiciar um solo anteriormente cultivado com plantas de rotação de culturas ou que possui um adequado equilíbrio da microbiota, sem deixar de lado um bom fornecimento de irrigação.

 

Embora tenha um ciclo de produção curto, a batata é uma cultura com grande demanda nutricional. Por isso, o emprego de um manejo nutricional equilibrado e de um bom controle fitossanitário durante o desenvolvimento das diferentes fases de crescimento do cultivo são essenciais. Doses de nutrientes abaixo do necessário podem limitar o desenvolvimento da planta, enquanto o excesso pode ocasionar um desenvolvimento anormal, seja devido à toxidez, salinidade, inibição da absorção de determinado nutriente pela presença excessiva de outro ou, até mesmo, crescimento excessivo das hastes, quando se aplica muito N, por exemplo.

 

Fases de aplicação dos fertilizantes

Para executar um bom manejo nutricional, o produtor de batata deve estar atento também ao momento adequado da aplicação dos nutrientes, bem como a época e dose de cada um. Entre o início da formação dos tubérculos até próximo ao final do ciclo, por exemplo, é uma época crítica para a cultura, em que praticamente todos os nutrientes são exigidos em altas quantidades. Na fase de enchimento dos tubérculos, a disponibilidade de nutrientes e de água no solo deve ser elevada, já que nesse período a acumulação de matéria seca e a absorção de nutrientes são muito rápidas.

Metabolismo dos nutrientes no tubérculo

Aproximadamente 78% do fósforo (P), 68% do potássio (K), 65% do nitrogênio (N), 65% do enxofre (S), 33% do magnésio (Mg) e 9% do cálcio (Ca) absorvidos pela batateira são acumulados nos tubérculos. Quanto aos micronutrientes, cerca de 49% do cobre (Cu), 45% do boro (B) e 41% do zinco (Zn) absorvidos pela cultura ao longo do ciclo são acumulados nos tubérculos, enquanto a absorção de ferro (Fe) e manganês (Mn) representa 20% e 11%, respectivamente, do total absorvido pela planta de batata.

Análises da planta para otimizar a eficiência nutricional

A análise de tecidos vegetais, realizada em laboratório, é uma opção eficiente de monitorar o estado nutricional das plantas e, também, ajuda a calibrar as necessidades de fertilizantes na cultura da batata. Por meio dela, deficiências potenciais podem ser detectadas cedo o suficiente para o tratamento dos distúrbios nutricionais durante a estação de crescimento. Dessa forma as plantas conseguem alcançar melhores níveis de seu potencial produtivo, com melhor qualidade e uniformidade no tamanho dos tubérculos e, assim, maior rentabilidade final.