Características
outubro 13, 2020

A Importância dos Fertilizantes para o Mundo

De: Equipe Agronômica

Os fertilizantes são de extrema importância para alimentar a nossa crescente população. Confira quais são os benefícios e sua relevância para nossa sociedade.


mão segurando granulos de fertilizante
mão segurando granulos de fertilizante

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

Em outubro se comemora o Dia do Fertilizante, uma tecnologia essencial para a produção de alimentos.

O crescimento populacional tem aumentado, cada vez mais, a demanda por alimentos. E é por esse motivo que nós da Yara Brasil unimos conhecimento e tecnologia para ser a maior empresa de nutrição de plantas do mundo. Um dos caminhos para atingir nossa missão de alimentar o mundo é aumentar a produtividade agrícola. Fornecemos, globalmente, soluções para uma agricultura sustentável.

Mesmo existindo há muitos anos, ainda pairam muitas dúvidas a respeito deles. Mas fertilizantes nada mais são do que alimentos para as plantas, e existem dois tipos: os orgânicos e os minerais. “A diferença é que os nutrientes, para serem absorvidos pelas plantas, precisam estar na forma mineral e, por isso, se aplicarmos fertilizantes orgânicos, eles precisarão passar por um processo de mineralização para só depois serem absorvidos pelas plantas. Por outro lado, os fertilizantes minerais já estão com os nutrientes na forma que as plantas absorvem”, explica o especialista agronômico da Yara Brasil, Ricardo Ribas.

Sejam orgânicos ou minerais, os adubos permitem que as plantas fiquem bem nutridas e produzam mais alimentos de alta qualidade e em grande quantidade desde que utilizados conforme recomendações técnicas de uso de cada um. Para reafirmar o nosso compromisso em compartilhar conhecimento, esclarecemos algumas dúvidas comuns que ainda se tem em relação à nutrição de plantas. Confira abaixo:

 Fertilizantes não são defensivos

Defensivos são usados para controlar pragas e doenças nas lavouras. Já os fertilizantes, fornecem nutrientes para ajudar as plantas a crescerem fortes e saudáveis. O papel dos fertilizantes é aumentar a produtividade e garantir produtos saudáveis, fornecendo o equilíbrio certo de nutrientes ao solo.

Os fertilizantes também auxiliam para que o solo não fique esgotado, o que dificultaria ainda mais o cultivo. Além disso, para que os seres humanos consumam alimentos nutritivos, as plantas precisam receber essa nutrição antes.

Fertilizante não altera as plantas que comemos

Os fertilizantes não alteram o DNA das plantações. Em vez disso, eles melhoram o crescimento e a qualidade da colheita ao adicionar nutrientes importantes. A quantidade de nutrientes adicionados, através dos fertilizantes, é escolhida pelo agricultor depois de analisar o solo e determinar as necessidades de cada safra. A fertilização da forma correta tem um grande impacto no rendimento, aparência e valor nutricional das culturas.

Fertilizantes não adoecem as pessoas

Consumir vegetais adubados com fertilizantes minerais, ou carne de animais que pastam em uma pastagem adubada, não representa nenhum risco para a saúde de animais ou humanos. Os nutrientes do fertilizante, necessários para o crescimento da cultura, são os mesmos nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento humano.

É um fato que aproximadamente metade da população mundial tem comida na mesa devido aos fertilizantes. Acreditamos que a adubação cuidadosa e equilibrada é a chave para aumentar a produtividade das plantações nas terras agrícolas existentes, o que por sua vez ajuda a combater os distúrbios causados ​​pela desnutrição. Em países onde deficiências de nutrientes específicos são um problema, fortificar fertilizantes com os micronutrientes relevantes também ajudou a melhorar a saúde de grandes populações.

Por isso, continuamos firmes na nossa missão de alimentar o mundo, de forma sustentável, através da nutrição de plantas.

Confira os produtos recomendados

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades