Características
dezembro 13, 2022

Plantio de melancia: cuidados mais importantes

De: Equipe Agronômica

O Brasil é um dos principais produtores mundiais de melancia e a garantia de qualidade do produto exige cuidados especiais do plantio à colheita. Saiba quais são!


Melancia madura sobre o solo
Melancia madura sobre o solo

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a produção de melancia no Brasil ocupa mais de 105 mil hectares. Isso posiciona o país como quarto maior produtor mundial da fruta — superado apenas por China, Turquia e Irã — e demonstra sua força no mercado de exportação.

Este artigo reúne diversas informações sobre os cuidados essenciais para otimizar o plantio de melancia e aumentar a produtividade sem abrir mão da qualidade. Confira!

 

Melhor época para o plantio de melancia

A melhor época para o plantio da melancia pode mudar de acordo com a região, mas é recomendável que ele seja feito com temperaturas entre 18°C e 25°C. Por isso, segundo a Embrapa, os meses mais adequados são:

  • de outubro a fevereiro em locais com clima mais frio;
  • de agosto a março em climas amenos.

Já nas regiões quentes, é possível cultivar melancias o ano todo, desde que seja utilizado um sistema de irrigação e evite-se os períodos de chuvas intensas.

 

Formas de cultivo da melancia

O cultivo da melancia pode ser feito de duas maneiras:

 

Semeadura direta

Esse modelo demanda entre 0,8 kg e 1kg de sementes por hectare. O ciclo da cultura, entre a semeadura e a colheita, é de 100 a 120 dias.

Na hora do plantio, devem ser colocadas três ou quatro sementes em cada cova, a uma profundidade de 2cm a 3cm. O espaçamento entre as plantas deve ser de 2m a 3m. Em um clima favorável e com a temperatura do solo a partir de 18°C, a germinação leva de 6 a 10 dias.

 

Transplante de mudas 

O transplante de mudas é bastante comum em áreas sujeitas a geadas e quando são utilizadas sementes de maior valor. Esse sistema tende a diminuir riscos, além de facilitar o processo de irrigação e o controle de pragas e doenças.

 

Preparação do solo

Para o plantio da melancia, é fundamental evitar solos pesados e encharcados. É importante que se realize a correção de solo com antecedência de 30 a 90 dias antes da semeadura, para melancia o ideal é que se eleve a saturação de bases no solo para 70%, melhorando as condições para desenvolvimento de raiz como pH e redução de alumínio.

 

Cobertura da melancia

Para proteger as plantas de chuvas pesadas e geadas, muitos produtores costumam utilizar coberturas de plástico e formar túneis baixos — cerca de 50 cm de altura. Essa estrutura atua como uma pequena estufa e ajuda a manter o ambiente adequado para o desenvolvimento das mudas.

 

Poda da melancia

A necessidade de podar a rama da planta é um dos pontos controversos do cultivo de melancia. Há produtores que evitam esse procedimento alegando que ele atrasa o desenvolvimento, eleva o custo de produção e facilita a disseminação de viroses. 

Por outro lado, aqueles que optam pela poda buscam impedir infecções por fungos causadores de doenças como o Oídio, que pode secar as folhas e fazer com que elas caiam prematuramente.

A poda é feita com a remoção da maior parte das ramas periféricas logo nas primeiras etapas de desenvolvimento. Isso força a planta a se desenvolver por meio de suas ramas principais.Variedades mais modernas normalmente não necessitam mais desse procedimento para produzir bem.

 

Sistemas de irrigação

Como já mencionamos, o uso de sistemas de irrigação tem uma importância especial para quem pretende cultivar melancia em regiões quentes. Segundo a Embrapa, a demanda de água durante todo o ciclo de desenvolvimento varia entre 300mm e 400mm — uma média diária de 3,5mm a 4,5mm.

Embora os métodos mais utilizados sejam a irrigação por sulco ou aspersão, estudos apontam que a irrigação por gotejamento ajuda a elevar a produtividade ao facilitar o controle de doenças e pragas. Além disso, a estrutura também pode ser usada para aplicação de fertilizantes em um processo chamado fertirrigação.

É importante que haja água suficiente para manter a umidade do solo em uma profundidade de até 40cm. Para isso, a frequência de irrigação varia de acordo com as condições do terreno:

  • dois a quatro dias para solos arenosos;
  • cinco a sete dias para solos argilosos. 

 

Período de colheita

Para identificar o momento certo da colheita, que deve ocorrer entre 100 e 120 dias após o plantio, basta bater os dedos na casca da melancia. Um som oco indica que ela está madura. Em seguida, deve-se cortar o pedúnculo a cerca de 5 cm do fruto. O processo é feito manualmente para evitar quebras.

 

Uso de fertilizantes no plantio de melancia 

Em função de todos os detalhes que o cultivo da melancia envolve, a questão nutricional está entre seus aspectos mais importantes. Muitos produtores realizam a fertilização do solo cerca de uma semana antes da semeadura e iniciam a fertirrigação dois dias após o plantio.

O uso de técnicas para manter a fertilidade do solo possibilita adicionar e restituir os nutrientes, além de evitar excessos que possam causar danos ambientais e desperdícios. 

Os nutrientes mais importantes são Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), que fortalecem o sistema radicular e ajudam a planta a suportar condições de estresse, especialmente para quem opta pelo modelo de transplante de mudas. 

Para aprender mais sobre o assunto, continue conosco e veja como os fertilizantes NPK contribuem para o desenvolvimento das suas culturas.

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades