Características
julho 20, 2023

Quem São os Maiores Produtores de Cana-de-Açúcar?

De: Yara Brasil

Leia o artigo para conhecer os maiores produtores de cana-de-açúcar no mundo e saber mais informações sobre esse cultivo.


Quem São os Maiores Produtores de Cana-de-Açúcar?
Quem São os Maiores Produtores de Cana-de-Açúcar?

A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes do mundo, responsável pela criação de açúcar, etanol, biocombustíveis e outros produtos derivados. Diversos países são produtores significativos dessa commodity, mas alguns se destacam pela grande quantidade gerada e pela relevância econômica da cultura.

Leia este artigo para conhecer:

  • os cinco maiores países produtores de cana-de-açúcar do mundo;
  • a relevância da cultura e da exportação de cana de açúcar para a economia brasileira.

Os 5 maiores produtores de cana-de-açúcar

Ao redor do mundo, são produzidas cerca de 1,8 bilhão de toneladas de cana-de-açúcar anualmente. Os milhões de hectares destinados a isso estão, principalmente, entre os países da América do Sul, da América Central e da Ásia. 

Não à toa, os 5 maiores produtores da commodity estão nestes continentes. Confira quem são:

Quinto maior produtor de cana-de açúcar

Com uma média que fica entre 65 e 70 milhões de  toneladas anuais, o Paquistão é o quarto país entre os maiores produtores de cana-de-açúcar. A commodity é cultivada em diversas partes do território, com o principal objetivo da criação de açúcar. Atualmente, o Paquistão tem investido também em tecnologias para melhorar a eficiência da produção de etanol. 

Quarto maior produtor de cana-de-açúcar

 A tailândia ocupa a quarta posição entre os maiores produtores de cana de açúcar, com uma quantidade anual de 87 milhões de toneladas. 

Terceiro maior produtor de cana-de açúcar

A cultura da cana-de-açúcar na China tem uma longa história, remontando a pelo menos 2.000 anos. Hoje em dia, o país é o terceiro maior produtor, com uma quantidade anual que supera os 123  milhões de toneladas.

Segundo maior produtor de cana-de açúcar

O segundo país que mais produz cana-de-açúcar no mundo é a Índia, com cerca de  348 milhões de toneladas anuais. Além da commodity representar grande parte da cultura alimentar básica para os indianos, ela configura um dos principais produtos de exportação do país, especialmente para outros territórios asiáticos. 

Conheça o maior produtor de cana-de açúcar

Para a surpresa de poucos, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com uma quantidade de toneladas feitas anualmente que o afasta de qualquer outro país do pódio: são mais de 768 milhões de toneladas. 

Por isso, reservamos um tópico inteiro do artigo para falar sobre a relevância deste cultivo e exportação para a economia brasileira. 

Entenda a relevância do cultivo e da exportação de cana de açúcar para a economia brasileira

A cultura da cana-de-açúcar é uma das mais relevantes para a economia brasileira, sendo um dos principais produtos de exportação do país. Sua produção é responsável por gerar empregos diretos e indiretos em diversas regiões, além de movimentar toda uma cadeia que envolve desde o cultivo até a criação dos derivados como o próprio açúcar e o etanol. 

Respondendo por cerca de 42% da produção global da commodity, o Brasil exporta para diversos países, especialmente árabes. Essas transações, obviamente, contribuem de forma significativa para a balança comercial do país. 

No entanto, apesar da importância dessa cultura para a economia brasileira, a indústria enfrenta diversos desafios e exigências no mercado de cana-de-açúcar, como a concorrência com outros produtores de açúcar e etanol no mercado internacional, a dependência de subsídios governamentais e a pressão por práticas mais sustentáveis na agricultura.  

Para garantir a competitividade e a sustentabilidade da indústria, é necessário investir em tecnologia e inovação, além de adotar práticas mais eficientes e sustentáveis em toda a cadeia produtiva.

Quer saber mais sobre as particularidades desse tipo de cultura agrícola? Então aproveite para ler também o nosso artigo sobre as variedades da cana de açúcar!