Características
setembro 10, 2018

Produtividade do milho

De: Yara Brasil
Mão segurando Espigas de Milho
Mão segurando Espigas de Milho

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

O objetivo de qualquer produtor é obter altas produtividades de milho e existem muitos fatores agronômicos que podem influenciar na produção do milho.

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para milho

Quero comprar online

 

Adubo para milho, NPK e produtividade

Produtividade do milho

Nitrogênio

Importante para assegurar altas produtividades do milho. Ele impulsiona o crescimento vegetal e o desenvolvimento e precisa estar prontamente disponível.

Fósforo

Particularmente importante para desenvolvimento radicular e para um bom estabelecimento da cultura do milho.

Potássio

Assim como o nitrogênio, também impulsiona o desenvolvimento da cultura, e grandes quantidades são extraídas durante o desenvolvimento da planta e produtividade do milho.O seu suprimento precisa ser balanceado ao longo do ciclo juntamente com o N. Um bom adubo para o plantio de milho com potássio pode também ajudar a minimizar os efeitos de geada e reduzir o quebramento na produção do milho.O potássio é mais importante no fechamento de estômatos e baixos suprimentos podem resultar em perdas de água pela planta.

 

Magnésio, enxofre e ferro

Aumentam a atividade fotossintética e mantém bom crescimento para altas produtividades.

Cálcio

Assegura bom fortalecimento das plantas, protegendo raízes, folha e produção de colmos.

Boro

Requerido para o desenvolvimento do tubo polínico e assegura boa frutificação.

Zinco

Importante para atividade fotossintética. 

A indisponibilidade de qualquer outro micronutriente pode também restringir processos de crescimento e a produtividade consequentemente.

Outras práticas de manejo que aumentam a produtividade do milho

  • A manutenção de um nível adequado de pH no solo assegura disponibilidade de nutrientes e maximiza produtividade do milho. O pH ideal está na faixa de 6 a 7,2 (pH em água). O milho possui baixa tolerância a pH baixo (<5,0) no solo, pois a toxidez por alumínio reduz o desenvolvimento de raízes e a toxidez por manganês reduz o desenvolvimento das plantas. 

  • O uso de calcário, para aumentar o pH do solo, e de gesso, para melhorar estrutura do solo e a saturação por cálcio, ajudam a incrementar a produtividade do milho. O enxofre que o gesso adiciona complexa alumínio livre, reduzindo a toxidez para as plantas. 

  • Uma boa estrutura do solo é essencial para um bom desenvolvimento radicular e bom crescimento, o milho é particularmente sensível à compactação do solo. 

  • O espaçamento, a densidade das plantas e a rotação com outras culturas ajudam a incrementar a produtividade de milho pela diminuição nas doenças, pragas e incidência de plantas daninhas. 

  • O controle de plantas daninhas é essencial para assegurar um bom início de desenvolvimento e o controle de pragas e doenças minimizam os danos às raízes e área foliar produtiva. Quando a irrigação é praticada de maneira limitada, o suprimento de água particularmente na fase de espigamento é de extrema importância para uma boa granação.