Características
julho 27, 2023

Cultura de algodão: confira dicas essenciais

De: Yara Brasil

A cultura de algodão é a mais importante de fibra do mundo, e o Brasil é o quinto maior país produtor. Leia o artigo para conferir dicas sobre esse tipo de cultivo.


Cultura de algodão: confira dicas essenciais
Cultura de algodão: confira dicas essenciais

A cultura do algodão é uma das mais importantes do mundo no quesito fibras. De acordo com a ABRAPA, são mais de 35 milhões de hectares plantados em todo o planeta.

Apenas na safra 2021/2022, foram produzidas mais de 1 milhão e 200 toneladas da planta, espalhadas em mais de 90 países. Dessas, 195 mil vieram do Brasil, que figura entre os cinco maiores países produtores

Lidar com algodão, no entanto, não é uma tarefa simples. Todo o ciclo de cultivo exige uma série de cuidados especiais para garantir a boa qualidade do produto final. Leia esse artigo e confira:

  • características do algodão;
  • cuidados que devem ser tomados para melhorar a produtividade e a boa qualidade das safras;
  • a importância da utilização de fertilizantes para algodão.

Características do algodão

O algodão é uma planta herbácea do gênero botânico Gossypium, composta por mais de 50 espécies. Apenas quatro, no entanto, são cultivadas, segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). São elas:

  • Gossypium hirsutum;
  • Gossypium barbadense;
  • Gossypium herbaceum;
  • Gossypium arboreum.

Entre elas, a primeira da lista é a mais amplamente plantada, representando mais de 90% das culturas de algodão do mundo. Sua fibra é média nos quesitos comprimento, finura e resistência, e o ciclo de plantio tem aproximadamente 160 dias.

Segundo informações do Instituto Agronômico (IAC), a planta é bastante exigente quanto à qualidade do solo e necessita, predominantemente, de dias ensolarados e temperaturas amenas (entre os 22 e os 26 ºC). Em relação à altitude, no entanto, ela se adapta bem a diferentes cenários e vem-se obtendo bons resultados em culturas que estão entre 200 e 1000 metros.

Cultura do algodão: cuidados a serem tomados

Produtores agrícolas que querem fazer parte das estatísticas de plantação algodoeira bem sucedida no Brasil devem se atentar a alguns cuidados muito importantes. Confira:

Preparação do solo

As principais exigências da cultura de algodão em relação ao solo são relacionadas a elementos como umidade, nutrientes e acidez. Portanto, áreas sujeitas a alagamentos ou, ainda, excessivamente úmidas, devem ser evitadas.

Solos rasos ou compactados devem ser evitados, e aqueles que são pobres em nutrientes devem ser devidamente tratados com o uso de fertilizantes específicos para algodão. Em relação à acidez, glebas de pH muito ácido devem ser corrigidas com técnicas de calagem, que consistem na aplicação de calcário no solo

Semeadura

Em relação ao espaçamento necessário para obter bons resultados na plantação algodoeira, o ideal, segundo recomendações do IAC, é manter entre 0,80 cm e 1 metro entre as linhas. 

A época mais indicada para semeadura depende diretamente das condições climáticas da região. É importante observar que o recomendado é que o ciclo de aproximadamente 160 dias da cultura (que pode variar entre 140 e 170) aconteça dentro de um período primordialmente ensolarado e com temperaturas que variem entre os 22 e os 26 ºC. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que chuvas persistentes ou excessivas, especialmente após 130 dias do cultivo, são bastante prejudiciais à qualidade final da plantação. Os meses mais indicados para a semeadura, de acordo com cada região do Brasil, são:

  • Norte: entre dezembro e fevereiro;
  • Nordeste: entre novembro e fevereiro;
  • Centro-oeste: entre novembro e fevereiro;
  • Sudeste: entre outubro e dezembro;
  • Sul: entre outubro e dezembro.

As características específicas de cada estado, no entanto, também devem ser observadas. 

Irrigação

O algodão requer uma quantidade considerável de água para um bom crescimento e desenvolvimento das fibras. A irrigação deve ser realizada regularmente, principalmente durante os estágios críticos, como a floração e a formação das maçãs de algodão. 

É importante monitorar a umidade do solo e evitar tanto a escassez quanto o excesso de água, especialmente, como dito anteriormente, após os 130 dias de cultivo.

Colheita

O primeiro passo para acertar na colheita é entender quando a cultura de algodão está pronta para isso. A recomendação é observar se cerca de 70 a 80% dos capulhos por hectare já estão abertos. 

Além disso, é importante levar o clima em consideração, já que a colheita do algodão é mais indicada em períodos mais secos. 

A importância da utilização de fertilizantes para algodão adequados

Como já foi dito mais acima, a utilização de fertilizantes desempenha um papel fundamental na produtividade do algodão e na qualidade do produto final. O ideal, sempre, é buscar os produtos mais adequados para as demandas dessa planta, levando em consideração a região e as características do solo. 

A Yara Brasil é referência na produção de adubos e fertilizantes inovadores e de altíssima qualidade. Conheça as nossas soluções para cultura de algodão e, em caso de dúvidas, não hesite em conversar virtualmente com um de nossos consultores, para receber orientações personalizadas.