Características
abril 04, 2021

Páscoa: você sabe qual o caminho do chocolate até chegar na sua casa?

De: Equipe Agronômica
Barra de Chocolate com Sementes de Cacau
Barra de Chocolate com Sementes de Cacau

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

O cacau é uma cultura crescente em algumas regiões do Brasil. Atualmente, ocupamos o sétimo lugar dentre os maiores produtores de cacau do mundo, concentrando, em média, 95% de nossa produção nos estados da Bahia e do Pará. Mas você sabe o caminho do fruto até virar o chocolate na sua cesta de Páscoa? Confira a seguir os processos pelo qual o cacau passa até virar essa deliciosa tradição anual.

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para cacau

Quero comprar online

 

Características da cultura do cacau

O cacaueiro é originário do bioma Amazônico e tende a crescer onde há umidade e calor, com temperaturas médias entre 23°C e 25°C. Em culturas perenes, como o cacaueiro, a preparação do solo para o plantio é uma fase muito importante do processo, pois dará melhores condições para que as plantas tenham um desenvolvimento saudável e com os nutrientes necessários para produzir bons frutos (e deliciosos chocolates!). O manejo da fertilidade do solo deverá ser feito com corretivos e fertilizantes eficientes (SuperStart). Também é importante que o solo seja predominantemente profundo, com uma boa drenagem e, de preferência textura argilo-arenosa.

 

Nutrição do cacaueiro

Uma boa produtividade de cacau pode ser obtida através de um bom manejo da área de produção, incluindo uma boa nutrição de plantas (YaraMila, YaraLiva NKÁLCIO e YaraVita).

 

Processo de produção do chocolate

Com o amadurecimento do fruto, estes são colhidos utilizando um podão ou a tesoura de poda, cortando os talos dos frutos de cima para baixo, já que, arrancá-los com a mão pode causar ferimentos na planta.

 

Após a colheita, os frutos maduros são quebrados, e, de seu interior, são retiradas as sementes.  Elas então são levadas ao coxo para passarem pelo processo de fermentação, onde permanecem durante cinco a sete dias para que ocorra o consumo da mucilagem ao redor das semente por microrganismos e conversão de compostos dentro da semente, para que essa se transforme em amêndoa (morte do embrião). Em seguida inicia-se a secagem, que que pode ser ao sol, em estruturas chamadas de barcaças, em secador artificial (à lenha) ou em estufas solares. O processo de secagem varia entre 2 e 7 dias e só é finalizado após a umidade do cacau diminuir para 7%. Com a secagem finalizada, as amêndoas devem ser armazenadas em sacas de até 60kg, em um espaço coberto, seco e arejado.

Do armazém direto para indústrias moageiras de cacau

Nas indústrias moageiras, as amêndoas são torradas e moídas. Desse processo é obtido o liquor (utilizado na produção de chocolate). O liquor prensado produzirá manteiga de cacau e pó de cacau. A manteiga é utilizada para produção de chocolate, e o pó na produção de coberturas, recheios, achocolatados, sorvetes e biscoitos.

 

Chegamos na parte em que os ingredientes mágicos que compõem o chocolate são incorporados. Cada variação possui diferentes misturas. Para o chocolate ao leite, são processados o liquor, a manteiga, o leite e o açúcar; para o meio amargo, tira-se o leite e diminui-se o açúcar; já o chocolate branco é a mistura da manteiga de cacau, açúcar e leite.

 

Após essas misturas, a massa ainda passa por um refinamento - para ajustar a textura do chocolate - e pela temperagem - um choque térmico que vai dar o ponto ideal para modelá-lo em barras, ovos, coelhinhos, ou qualquer outra forma que carinhosamente carregue consigo o espírito da Páscoa!

 

Quer saber mais sobre a cultura do cacau? Então confira o webinar Manejo Nutricional do Cacaueiro apresentado pelo Especialista da Yara, Lucas Muraoka, juntamente com o consultor Silvino, que falou sobre o manejo nutricional do cacaueiro.