Características
março 15, 2024

Por Que Investir Na Tecnologia Digital Para Agricultura?

De: Yara Brasil

A tecnologia digital para agricultura é indispensável no mundo moderno, que está cada vez mais conectado. Leia o artigo e saiba mais.


Por Que Investir Na Tecnologia Digital Para Agricultura?
Por Que Investir Na Tecnologia Digital Para Agricultura?

O uso de tecnologia digital na agricultura no mundo moderno é cada vez mais indispensável. Afinal, essas soluções ampliam as oportunidades no campo, otimizando cada etapa da cadeia produtiva.

Nesse sentido, não há como negar que a tecnologia digital contribui para o sucesso em diferentes culturas agrícolas e, por isso, ficar de fora desses avanços pode levar a perdas expressivas na produção.

Continue a leitura deste artigo para conferir:

  • o que é a tecnologia digital para agricultura;
  • quais são os benefícios da tecnologia digital na agricultura;
  • exemplos de tecnologia digital para agricultura.

O que é a tecnologia digital para agricultura?

A tecnologia digital para agricultura consiste na criação e no uso de diferentes soluções desenvolvidas para aumentar a eficiência das tarefas do campo. O objetivo dessa digitalização das operações é integrar sistemas e ferramentas que contribuam para o sucesso agrícola.

Tal modernização no campo permite que o produtor colete e analise dados em diferentes áreas. Isso contribui para o planejamento e monitoramento do campo, resultando em maior produtividade e lucratividade.

Quais são os benefícios da tecnologia digital na agricultura?

A evolução da tecnologia digital para agricultura traz uma série de vantagens para o produtor rural. Entenda quais são os benefícios desta iniciativa:

Aumento da eficiência operacional

O uso de equipamentos integrados, desenvolvidos graças aos avanços da tecnologia digital para agricultura, em conjunto com ferramentas de monitoramento, promove uma maior eficiência no trabalho da lavoura.

Com a agricultura digital, é possível conhecer as necessidades do cultivo com maior precisão. Isso permite, por exemplo, utilizar fertilizantes nitrogenados com mais eficiência, de modo que sejam melhores absorvidos pelas plantas.

Melhoria na tomada de decisões agrícolas

Os dados sobre manejo da produção, desde o plantio e o desenvolvimento das plantas, passando pela colheita, podem ser obtidos e analisados em tempo real. Assim, é possível ter acesso a informações mais precisas, o que ajuda nas tomadas de decisões mais bem informadas.

Redução do desperdício de recursos

Ao investir em tecnologia na agricultura, pode-se manter um controle maior sobre os recursos usados. Isso reduz o desperdício de recursos, seja no uso de água, seja no excesso de defensivos agrícolas ou nutrientes.

Impacto na sustentabilidade

Como dito anteriormente, a tecnologia digital para agricultura permite utilizar os recursos com maior eficiência. Sendo assim, um de seus benefícios é evitar que as culturas fiquem expostas a quantidades excessivas de defensivos agrícolas, favorecendo a sustentabilidade das operações.

A redução no consumo de água também entra no cálculo de redução dos impactos ao meio ambiente, e outros impactos positivos incluem a diminuição da área de plantio e dos desperdícios de insumos usados.

Conheça exemplos de tecnologia digital para agricultura

Agora que você já sabe mais sobre a importância do uso da tecnologia no campo, veja alguns exemplos práticos que podem ser implementados em diferentes produções:

Uso de sensores e monitoramento

Os sensores são dispositivos tecnológicos capazes de, por exemplo, captar informações sobre:

  • condições do solo;
  • variação de temperatura do ar;
  • temperatura e umidade do solo;
  • presença de pragas e doenças na lavoura;
  • níveis de condutividade elétrica.

Os dados coletados permitem identificar falhas com mais rapidez e precisão. Assim, é possível prevenir ou minimizar situações que seriam prejudiciais à lavoura.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão reúne técnicas agrícolas avançadas, aperfeiçoando o monitoramento e gerenciamento das atividades do campo.

Essas estratégias incluem geolocalização, Internet das Coisas (IoT), robótica, entre outras ferramentas que ajudam o produtor a tomar decisões mais precisas, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Uso de drones e satélites

O uso de drones na agricultura permite a captação de imagens aéreas do campo. Estas, então, são utilizadas para mapear as condições da lavoura e identificar anomalias, desde falhas de plantio até a presença de pragas.

Combinando essa tecnologia com imagens dos satélites, é possível gerar mapas agrícolas, ferramentas essenciais para orientar sobre as condições do solo, ampliando e melhorando a performance agrícola.

Inteligência artificial e machine learning

A inovação tecnológica no agronegócio inclui a inteligência artificial e o machine learning. Afinal, essas técnicas podem ser aplicadas para fazer a análise de grandes volumes de dados.

Com os algoritmos da base de dados, o produtor tem acesso a diversos tipos de estratégias e recomendações. Alguns exemplos incluem planos de plantio, previsão de padrões climáticos, tendências do mercado, uso de defensivos agrícolas, entre outros.

Sensoriamento remoto

Conhecido como telemetria, o sensoriamento remoto é feito por meio da instalação de sensores em veículos e equipamentos usados na propriedade. Esses equipamentos coletam dados como umidade e pressão do ar, temperatura do motor, consumo de combustível e distância percorrida.

As informações são então enviadas para um software que permite a visualização de todos os dados via tablet ou celular, melhorando a eficiência da produção, colheita e monitoramento dos equipamentos.

O uso da tecnologia digital na agricultura é uma realidade cada vez mais presente no campo. Por esse motivo, estar sempre atualizado sobre as novas ferramentas é fundamental para manter-se competitivo no mercado.

Agora, aproveite para entender como a Yara Brasil utiliza tecnologias como o sensoriamento remoto para monitorar as suas plantações.

Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes