Características
dezembro 19, 2022

Por que investir em tecnologia na agricultura?

De: Equipe Agronômica

Uma pesquisa da Embrapa mostrou que 84% dos produtores rurais utilizam algum tipo de tecnologia na agricultura. E você? Confira o artigo para descobrir a importância disso!


Mãos com tablet na lavoura
Mãos com tablet na lavoura

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A agricultura é quase tão antiga quanto a história das primeiras civilizações humanas. Obviamente, de lá para cá, muita coisa mudou, mas foi nos últimos anos que as inovações do setor dispararam e estão transformando a realidade de muitas fazendas para melhor.

Seja você um grande produtor rural ou um pequeno agricultor, a tecnologia na agricultura vai trazer uma série de vantagens para o seu negócio. Continue a leitura para descobrir quais são elas!

 

3 vantagens de contar com a tecnologia na agricultura

Uma pesquisa realizada pela Embrapa mostrou que pelo menos 84% dos agricultores utilizam alguma tecnologia no processo de produção. De forma complementar, cerca de 70% contam com internet no campo.

Isso é um grande avanço, afinal, esse dado pode estar falando de tratores e sistemas de irrigação ou de drones e métodos de geoprocessamento. Dessa forma, é possível perceber o quanto as propriedades rurais brasileiras estão investindo em tecnologia na agricultura para potencializar a produtividade e aumentar a competitividade.

A falta de conhecimento sobre essas soluções pode ser um fator para produtores rurais não aderirem. Por isso, vamos elencar quatro vantagens de modernizar as suas lavouras com as inovações do setor agrícola!

 

1. Mais facilidade no monitoramento

O sensoriamento remoto na agricultura permite a coleta de imagens por satélite das lavouras em tempo real com riqueza de detalhes. Isso é de grande valia para o produtor rural que pode economizar custos com mão de obra, monitorar as plantações de forma simples, identificar problemas como pragas e agir rapidamente para eliminá-las.

 

2. Mapeamento mais detalhado das lavouras

Por meio de tecnologias de geoprocessamento fica muito mais fácil conhecer a sua área produtiva com detalhes de declividade, relevo e outros. Esse conhecimento permite planejar plantações de forma bastante estratégica. 

Além disso, existem uma série de sistemas que auxiliam no Manejo Integrado de Pragas (MIP) ou sensores que permitem ter mais dados sobre a plantação, como sensores de umidade do solo, condutividade elétrica, pluviômetros digitais e estações meteorológicas.

 

3. Aplicação correta de fertilizantes

A falta de nutrientes no solo limita o crescimento das plantas, mas o uso de adubos e fertilizantes precisa considerar as doses ideais para cada cultura. Muitos produtores rurais perdem dinheiro e tempo aplicando muito ou pouco do programa nutricional.

Nesse sentido, já existem soluções na agricultura voltadas para essa questão graças à agricultura de precisão. A tecnologia para aplicação em taxa variável — permite ao produtor rural aplicar quantidades diferenciadas de insumos agrícolas em diferentes áreas do talhão, de acordo com a necessidade de cada região —, por exemplo, já á uma realidade. 

Quer descobrir quais são elas? Então confira nosso artigo sobre agricultura digital e conheça as tecnologias no campo que ajudam a aumentar a produtividade das lavouras por meio da adubação correta! 

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades