Características
maio 28, 2021

O que o profissional de geologia faz na Yara?

De: Equipe Agronômica
mina no Brasil
mina no Brasil

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

 

A geologia na indústria de fertilizantes

No dia 30 de maio é celebrado o Dia do Geólogo. E o que será que essa profissão tem a ver com a indústria dos fertilizantes? Os profissionais de geologia, que atuam na empresa, tornam possível a realização de estudos de solo, pesquisa e extração de minérios. A mineração de recursos de forma sustentável é uma ação indispensável para a produção de alimentos saudáveis e de qualidade. Para entender melhor essa relação, conversamos com dois profissionais atuantes na Yara Brasil: Rodrigo Miotto, Especialista de Geologia, e Ana Paula Camillo Caixeta, Engenheira Geotécnica Especialista.

Confira abaixo o nosso bate-papo:

 

Qual o papel do geólogo na indústria de fertilizantes?

Rodrigo: Meu papel na Yara está atrelado à pesquisa e extração do minério fosfático. O fósforo está presente em um mineral chamado apatita, e este é o mineral que buscamos na nossa jazida. A meta principal do meu trabalho é zelar pela longevidade das jazidas, conduzindo também projetos e gerando produtos que possam, como resultado, agregar novos ativos para a empresa. Está no meu escopo gerar indicadores e modelos que forneçam à equipe maior conhecimento e previsibilidade sobre as características mineralógicas do minério que alimenta a planta de beneficiamento, em horizonte de curto e longo prazo. Esse conhecimento é fortalecido pelo uso da geometalurgia, a qual integra dados geológicos, metalúrgicos e econômicos, possibilitando com isso maximizar o retorno financeiro do corpo mineral e minimizar, ao mesmo tempo, o risco técnico e operacional do negócio.

Ana Paula: Na Yara, sou engenheira geóloga geotécnica especialista e, no Complexo Serra do Salitre, faço parte da equipe de Geotecnia. Sou responsável pelas inspeções e monitoramento das estruturas de barragem da unidade, bem como, pilhas e área de mina. Ainda no fórum da geotecnia faço interface com as empresas externas almejando ao final, a excelência do projeto a ser executado em nossa unidade.

 

Como se dá a extração dos minerais presentes nos fertilizantes Yara?

Rodrigo: Por meio de softwares especializados, é feito um modelo geológico do corpo mineral e também um modelo de blocos que localiza e estima dentro da mina as características e teores de cada bloco de lavra. Para esse modelo ser gerado, há uma série de sondagens preliminares, que revelam variáveis químicas, físicas, metalúrgicas e geológicas das amostras, previamente preparadas e analisadas pela geologia após as sondagens. Com um modelo geometalúrgico em mãos, após definido o que é minério e estéril, o planejamento de mina define planos anuais e mensais e, em curto prazo, define quais blocos serão lavrados de acordo com parâmetros técnicos e operacionais, repassando as diretrizes para a equipe de operação de mina. A operação executa o trabalho com retroescavadeiras, tratores e caminhões, seguindo o fluxo de desmonte, carregamento e transporte até a britagem, tudo acompanhado pelo nosso time de supervisores de mineração com forte olhar de segurança e qualidade. Mapeamentos e avaliações geológicas de frente de lavra são feitas complementarmente com lavra em andamento. O minério britado é então levado por uma correia transportadora até um pátio no qual as pilhas são homogeneizadas antes de alimentarem a planta de beneficiamento. É nesta etapa da planta que o minério é flotado e concentrado até atingir um teor superior a 30%. O concentrado de rocha fosfática é então enviado às plantas químicas da Yara de Cubatão e Paulínia, sendo utilizado na fabricação dos fertilizantes.

Ana Paula: Apesar do pouco tempo de casa, eu ainda não conheci de fato as atividades de lavra. Mas desde a minha chegada, a interface com a equipe da Geologia foi fantástica. Agradeço a acolhida dos colegas de profissão: Jeandro e Miotto.

 

Qual a importância da mineração na produção de alimentos?

Rodrigo: A mineração é condicionante para a produção de alimentos, tem importância altíssima. Temos hoje uma população de 7.9 bilhões de habitantes que precisam de alimento. A agricultura depende dos macronutrientes, e é somente por meio da mineração que se obtêm fósforo e potássio para compor o complexo NPK dos fertilizantes que alimentam as lavouras. Com a mina de fosfato em Serra do Salitre, estamos colaborando com a missão de alimentar o mundo e proteger o planeta com práticas mais sustentáveis. A mineração de forma geral tem papel fundamental na produção de alimentos e na economia em geral.

Ana Paula: A mineração é tudo. Na nossa casa, na rua, nos locais onde vamos, no que nos alimentamos, está o aporte da mineração. Sem ela, não seríamos nada. Sou uma defensora da mineração. A minha essência e o que eu sou, vem da mineração.

 

A geologia traz grande benefício econômico e social para a sociedade e é uma profissão bastante fascinante. Como vimos no depoimento dos nossos colaboradores, é parte fundamental na nossa missão de alimentar o mundo. Parabéns e muito obrigado a todos os profissionais da área.

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades