Soluções para culturas

Banana

Influência sobre a qualidade da banana


Qualidade da banana

As bananas são alimentos energéticos populares e convenientes que fornecem altos níveis de Vitamina A, C e B6. O sabor, a textura e a facilidade para se retirar a casca são aspectos importantes para o consumidor. 
Durante o amadurecimento, os tecidos amolecem e o amido é convertido em açúcares. Ao mesmo tempo, a firmeza do fruto e a parede celular da casca se deterioram.

O amido diminuirá cerca de 20-23% na colheita para 1-2% no fruto maduro. Os açúcares aumentam aproximadamente nas mesmas proporções. As bananas da terra, porém, apresentam teores maiores de amido de 50-60% antes do cozimento, em plena maturidade. 

Se a maturidade for controlada em temperaturas entre 14,5 e 18 °C, então o fruto apresentará um “amarelo maduro”. Caso se permita que esse processo ocorra em temperaturas acima de 25°C, serão produzidas bananas 'verde-maduras'. Os varejistas possuem um gráfico de 7 estágios de cores para o amadurecimento das bananas. No estágio 1, o fruto é duro e verde, com um alto teor de amido. No estágio 4, há mais fruto amarelo do que verde. 
Então, no estágio 7, o fruto é macio, amarelo salpicado de marrom e tem alto teor de açúcares. Os produtos de banana processada representam menos de 0,005% da produção mundial total. Os produtos mais importantes são o purê de banana em lata, utilizado predominantemente como alimento para bebês, e chips ou fatias de banana desidratada.

Banana

Os cachos de banana precisam ser protegidos contra danos durante o desenvolvimento do fruto, na colheita e no transporte. O uso de sacos para os cachos é uma prática cada vez mais comum. 
O corte e o manejo da cultura de banana durante a colheita precisam ser cuidadosamente monitorados para minimizar danos. 
Programar a colheita é essencial. Os manejadores das colheitas precisam garantir que a banana esteja no estágio correto para o mercado. Isso normalmente se baseia em características de cor, comprimento físico e angulosidade. 

O fruto também deve acumular um nível desejável de açúcares e ter potencial para uma longa vida pós-colheita, de modo a atender aos requisitos exigidos de conservação. 
O controle de pragas e doenças é muito importante durante a floração e o desenvolvimento do fruto. O uso de um programa de adubação balanceado é importante para garantir que os nutrientes não limitem a qualidade do fruto.
 

Nutrição de plantas e qualidade da banana

nitrogênio influencia a qualidade do fruto, melhorando a doçura ao aumentar o nível de Sólidos Solúveis Totais (SST), açúcares e a proporção SST/Ácidos. 
potássio é necessário para a transferência de carboidratos da folha para o fruto, melhorando o teor da polpa e o tamanho do fruto, assim como a conversão de amido em açúcares neste. O potássio é muito importante para manter ou melhorar a qualidade da banana. Semelhante a outros nutrientes, as plantas-mãe geralmente necessitam de mais potássio do que os brotos. 
Os suprimentos de nitrogênio e potássio precisam ser balanceados. Por exemplo, o uso em excesso de nitrogênio pode produzir cachos com dedos alongados e frutos menores. O uso em excesso de potássio pode restringir a absorção de outros nutrientes – por exemplo, o cálcio e o magnésio.

Banana - cálcio

cálcio desempenha uma função importante na resistência da casca, minimizando injúrias e danos durante o transporte. Também reduz as manchas/pontos no fruto. A qualidade também melhora com uma boa nutrição de cálcio. 
Este nutriente é bastante importante para prolongar a qualidade da conservação e a vida pós-colheita melhorando a integridade da casca e do fruto, minimizando rachaduras e danos.

Há evidências de que o nitrato de cálcio aplicado ao solo, combinado com a pulverização do fruto com cálcio, melhora a vida pós-colheita e, com isso, a qualidade do fruto.

zinco e o boro são importantes na redução de anomalias na flor e na garantia de boa formação do cacho. O boro é particularmente importante no transporte e na translocação de açúcares e, junto com o zinco e o ferro melhora o teor de SST da fruta.