Características
agosto 03, 2023

Escolha os fertilizantes especiais para cada tipo de cultivo

De: Yara Brasil

Se você não sabe o que são os fertilizantes especiais, para que servem e onde comprá-los, leia o artigo e veja por que eles são essenciais em suas plantações.


Como escolher os fertilizantes especiais para cada tipo de cultivo
Como escolher os fertilizantes especiais para cada tipo de cultivo

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A adubação desempenha um papel fundamental na produção agrícola, e escolher os produtos adequados é essencial para obter colheitas saudáveis e produtivas. Quando se trata de fertilizantes especiais, essa seleção se torna ainda mais crucial, pois eles são formulados para atender às necessidades específicas de cada tipo de cultivo. 

A Yara Brasil tem um portfólio de produtos completo, com linhas especiais Premium para ajudá-lo a colher os melhores resultados em cada tipo de plantação.

Neste artigo, saiba: 

  • a importância da adubação na agricultura;
  • o que são fertilizantes especiais (ou Premium);
  • como escolher os fertilizantes certos para diferentes cultivos;
  • onde comprar fertilizantes especiais (ou Premium)?

Qual a importância da adubação na produção agrícola?

A adubação adequada é essencial para garantir o desenvolvimento saudável das plantas e maximizar a produtividade das culturas. Os nutrientes presentes nesses produtos desempenham um papel crucial no suprimento das demandas nutricionais das plantas, pois muitas vezes o solo não é capaz de fornecer todos os elementos necessários para um crescimento 100% proveitoso. 

A falta de nutrientes (elementos) essenciais pode resultar em:

  • deficiências nutricionais;
  • diminuição do rendimento;
  • menor qu,alidade dos produtos finais;
  • maior suscetibilidade a doenças e pragas. 

Portanto, a fertilização adequada contribui para a saúde das plantas, maior resistência a estresses ambientais e aumento da rentabilidade na produção agrícola.

 

O que são fertilizantes especiais?

Pensando na maximização dos resultados, os fertilizantes Premium são formulações específicas projetadas para atender às necessidades nutricionais de diversos cultivos. Eles são desenvolvidos levando em consideração os requerimentos específicos das plantas em diferentes estágios de crescimento, porém com qualidade química e física diferenciadas com uso de tecnologia, conhecimento agronômico e ambiental 

Esses produtos podem conter macronutrientes:

  • nitrogênio (N);
  • fósforo (P);
  • potássio (K);
  • cálcio;
  • magnésio;
  • enxofre.

E micronutrientes, como:

  • boro;
  • cobre
  • ferro
  • manganês
  • zinco entre outros. 

Além disso, podem ser adicionadas substâncias orgânicas como extratos de algas que são alternativas para amenizar efeitos do estresse (períodos de estiagem, elevadas temperaturas e alta radiação solar). 

Com ação  fisiológica, melhora o metabolismo primário e secundário, e auxilia na absorção de elementos minerais. Importante lembrar sempre, que uma planta bem nutrida consegue expressar seu maior potencial fisiológico, promovendo a melhoria das rotas de defesa contra estresse. 

Os fertilizantes Premium são formulados para atender às necessidades específicas de cada tipo de cultivo, proporcionando uma nutrição equilibrada e otimizada.

Na Yara Brasil, você encontra as linhas YaraBasa, YaraBela, YaraMila, YaraLiva, YaraRega, YaraTera, YaraVera e YaraVita, cada uma sendo utilizada especialmente para um objetivo diferente. Conheça mais a seguir!

 

Como escolher os fertilizantes especiais para cada tipo de cultivo?

Ao escolher os fertilizantes Premium adequados para cada tipo de cultivo, é importante considerar diversos fatores. Entenda melhor a seguir!

 

Entenda as necessidades nutricionais da planta

Primeiramente, é fundamental conhecer as necessidades nutricionais da planta em diferentes estágios de desenvolvimento, bem como as características do solo (fertilidade química, física e biológica), histórico de adubação e correção do solo da área, produtividade esperada e do clima da região, entre outras informações para a mais precisa recomendação de adubação. 

Por exemplo, em áreas onde a terra apresenta altos níveis de sais, como solos salinos ou afetados por irrigação com água salina, os fertilizantes premium precisam conter os nutrientes essenciais em formas solúveis, além de serem formulados para ajudar a superar os efeitos negativos dos sais no solo.

Isso permitirá que as plantas obtenham os nutrientes necessários para um crescimento saudável, produtivo e com alta qualidade das colheitas.

Além disso, antes do cultivo, é recomendável realizar análises do solo para identificar possíveis deficiências de nutrientes e ajustar as formulações dos fertilizantes com base nesses resultados, lembrando das demais informações já citadas para uma adubação eficaz.

 

Considere o tipo de cultivo

Diferentes plantas apresentam exigências específicas de nutrientes e estão sujeitas a desafios particulares. Por exemplo, culturas frutíferas podem demandar fertilizantes com maior teor de potássio para promover o desenvolvimento de frutos. Já culturas folhosas se beneficiam de produtos com maior teor de nitrogênio para estimular seu crescimento vegetativo. Lembrar que para cada fase de desenvolvimento das culturas, a demanda pelos nutrientes varia em quantidade e, não podemos esquecer de manter a planta bem nutrida com macronutrientes e micronutrientes ao longo do ciclo de produção. Nutrição equilibrada é a chave para o sucesso.

Portanto, para obter os melhores resultados, é essencial pesquisar e buscar orientações de especialistas agrícolas para determinar qual é o fertilizante mais adequado para cada tipo de cultivo que você irá realizar.

 

Onde comprar fertilizantes especiais?

Para adquirir fertilizantes especiais (Premium) de qualidade, é essencial buscar fornecedores confiáveis, que tenham os produtos adequados para cada tipo de planta.

A Yara Brasil oferece uma ampla gama de fertilizantes especiais formulados para atender às necessidades específicas de cada tipo de cultivo, proporcionando uma nutrição balanceada e otimizada. Confira:

  • Linha YaraBasa: combinação de até nove nutrientes no mesmo grânulo, garantindo uma distribuição uniforme para o início do ciclo de produção. A base forte para sua terra;
  • Linha YaraBela: fertilizante  à base de nitrato e baixa pegada de carbono. ideal para adubações de cobertura com baixíssimas perdas de nitrogênio por volatilização de amônia para a atmosfera;
  • Linha YaraLiva: fonte diferenciada de cálcio com nitrogênio nítrico, boro e até magnésio , ideal para aplicação via solo. Melhora a qualidade dos frutos pós-colheita entre outros benefícios relacionados ao cálcio e boro. Mais vida para as plantas e produto colhido;
  • Linha YaraMila: também multinutrientes (NPK)com combinações de magnésio, enxofre e micronutrientes em cada grânulo. Nitrogênio na forma de nitrato e amônio  para maximizar a produtividade de culturas como milho, trigo e outras;
  • YaraRega: é a mais nova linha específica para fertirrigação em campo aberto que traz simplificação e eficiência, fornecendo nutrição balanceada , contando com até sete nutrientes  em um único produto;
  • YaraTera: Linha completa de fertilizantes altamente solúveis com qualidade, diferentes balanços nutricionais e produtos que atendem a necessidade de todas as culturas, sendo a solução ideal para a construção de programas nutricionais em fertirrigação e hidroponia.
  • YaraVera: é a linha de fertilizantes nitrogenados á base de ureia e sulfato de amônio no mesmo grânulo, desenvolvida para a cultura do arroz irrigado;
  • YaraVita: linha desenvolvida para adubação foliar, tratamento de sementes ou toletes de cana-de-açúcar e até aplicação em fertilizantes granulados. Com diversos nutrientes e também fórmulas com extrato de algas. Tudo isso para maximizar a produtividade e qualidade das colheitas, auxiliando nos estresses climáticos com uma excelente nutrição.

Confira o portfólio de fertilizantes especiais da Yara Brasil e colha os melhores resultados das suas plantações!

Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes