Características
agosto 26, 2022

CTC do solo: o que é, tipos e importância para a produção

De: Equipe Agronômica

A CTC do solo está diretamente relacionada à fertilidade da terra e à produtividade das plantações. Entenda!


CTC do Solo: O que é, tipos e importância para a produção
CTC do Solo: O que é, tipos e importância para a produção

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Quem não trabalha com agricultura pode até imaginar que o solo é “apenas um chão de terra” — enquanto, na verdade, ele é um universo inteiro. Cheio de camadas e complexidades, o solo tem diversas características físico-químicas que influenciam seu manejo, sua fertilidade e o sucesso das plantações.

Uma dessas características é a chamada CTC. Para entender melhor o que é a CTC do solo, quais são seus tipos e qual a sua importância para a produção agrícola, continue lendo este artigo.

 

O que é a CTC do solo?

Para explicar o que é a CTC do solo, vamos começar com uma rápida aula de física. 

Embora nós não sejamos capazes de enxergá-los, toda matéria que existe é constituída por átomos, inclusive você, o aparelho no qual você está lendo este texto, e também o solo.

Os átomos, por sua vez, são constituídos por prótons e elétrons. Quando um átomo está em equilíbrio, sua quantidade de prótons e elétrons é igual, mas quando esse número é diferente, o átomo passa a ser chamado de íon. 

Um íon de carga positiva (que possui número de prótons superior ao de elétrons) é chamado de cátion — e agora podemos falar sobre a CTC do solo, que significa capacidade de troca catiônica. 

O cálcio, o magnésio e o potássio, que são três nutrientes importantíssimos para o bom desenvolvimento das plantações, são cátions. A CTC mede a capacidade do solo de reter esses nutrientes para disponibilizá-los às plantas e também impacta na estrutura desse solo, na sua consistência e na quantidade de água que ele consegue absorver.

Como cargas energéticas opostas se atraem e os cátions possuem carga positiva, para que a capacidade de troca catiônica do solo seja boa ele precisa que suas partículas apresentem cargas negativas.

Um solo com CTC elevada retém e distribui muito melhor os nutrientes, enquanto a CTC baixa faz com que a maior parte deles se concentre na superfície e sofra com os processos de lixiviação. 

 

Tipos de CTC

A CTC pode ser categorizada em tipos, de acordo com seu comportamento em relação às alterações de pH de um solo. O pH, por sua vez, é a escala numérica que mede o nível de acidez ou basicidade de uma solução ou matéria.

CTC Permanente

Esse tipo de CTC leva este nome por não sofrer variações em meio às alterações de pH. Ela ocorre predominantemente nos solos menos desenvolvidos das regiões temperadas.

CTC Variável

Esse é o tipo mais comum de CTC encontrado nos solos brasileiros e nas demais regiões tropicais. Como o próprio nome sugere, aqui a CTC aumenta e diminui de acordo com o pH: quanto maior o pH, maior a capacidade de troca catiônica (e vice-versa).

 

Além do pH, outros fatores influenciam na CTC: a textura da terra, o tipo de material coloidal e a quantidade de matéria orgânica presente no solo (além de ser fonte de nutrientes, a matéria orgânica contribui com o aumento da capacidade de troca catiônica da terra).

 

A importância da CTC do solo para o cultivo agrícola e como aumentá-la

Como a CTC está diretamente relacionada à fertilidade do solo, seu nível precisa estar adequado para que as culturas agrícolas sejam melhor sucedidas. É importante contar com um engenheiro agrônomo para realizar a análise adequada do solo e, caso o resultado seja o de baixa CTC, é importante fazer o manejo do solo para aumentá-la.

 

O manejo mais comum nesses casos é o chamado de calagem. Nessa técnica, materiais de calcário são adicionados ao solo para torná-lo menos ácido. Esse processo aumenta o pH da terra e, consequentemente, a CTC.

 

Existem práticas de manejo, também, voltadas para a adição de matéria orgânica no solo. Essa, no entanto, não é uma tarefa fácil e demanda muito esforço e um trabalho de longo prazo com essa terra, para não agredir a biologia e a microbiologia locais. 

 

Plantar, definitivamente, não é uma coisa simples. O solo é cheio de “segredos” como esses, que precisam ser desvendados para que a cultura agrícola seja produtiva e o ecossistema seja respeitado.

 

O blog da Yara Brasil traz conteúdos exclusivos de qualidade sobre os mais diversos assuntos relacionados à agricultura. Como os temas de CTC e fertilidade estão muito relacionados, aproveite para conferir também o nosso artigo sobre técnicas que aumentam a fertilidade do solo.

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades