Características
setembro 09, 2022

Dicas para uma adubação de pastagem eficiente

De: Equipe Agronômica

A adubação adequada da pastagem é essencial para o sucesso da produção bovina. Entenda o assunto e conheça as particularidades desse processo.


Dicas Para Uma Adubação de Pastagem Eficiente
Dicas Para Uma Adubação de Pastagem Eficiente

Soja, milho, café… apesar desses serem cultivos muito característicos dos solos brasileiros, nenhum deles é o grande campeão em área por aqui: a maior parte da produção brasileira é representada pelas pastagens. 

Por mais que o pasto pareça um tipo de plantação simples, que serve para alimentar o gado e não para ser colhida e comercializada, esse cultivo também demanda seus próprios cuidados, em especial os relacionados à adubação. 

Mais de 90% da carne bovina brasileira é produzida em regime de pastagem, e para manter todo esse gado alimentado, os cultivos precisam ser manejados com atenção. Para conferir dicas sobre como fazer uma adubação de pastagem eficiente, siga a leitura deste artigo.

 

Por que se importar com a adubação de pastagens? 

Como falamos acima, a maior parte da produção de carne bovina brasileira vem do regime de pastagens. Essa dinâmica, no entanto, pode se tornar insustentável quando o pasto não é bem planejado e bem manejado, o que ocorre em várias realidades em todo o Brasil.

Garantir essa pastagem mais adequada à produção bovina exige uma alta atenção à adubação: se as necessidades das plantas não são atendidas, a produção de forragem não atende aos requerimentos de alimentação do rebanho.

A adubação é o processo que devolve à terra os nutrientes absorvidos pelas plantas, bem como aqueles que foram perdidos por outros meios como a lixiviação do solo, com o intuito de fortalecê-lo e mantê-lo preparado para os próximos cultivos. 

Particularidades da adubação de pastagens 

Diferentemente da adubação de cultivos focados diretamente na produção do alimento, a fertilização da pastagem deve focar tanto na produção de forragem, quanto no resultado final, ou seja, o produto animal. Quando adicionamos mais uma etapa na equação, exige-se ainda mais conhecimento aplicado, planejamento e estratégias para garantir um resultado final que traga o máximo de retorno produtivo e financeiro.

Portanto, para investir adequadamente na adubação de pastagens é preciso entender, primeiro, fatores como a espécie que se alimentará ali, qual é o tamanho da criação e a real capacidade do solo, para além de fatores como clima, relevo e disponibilidade de água. 

Não faz sentido gastar muito com adubação em um solo que será disponibilizado para uma baixa quantidade de gado — pasto sobrando demais é um investimento que foi mal aplicado. Porém, o maior problema da pecuária brasileira é fome, baixa disponibilidade de forragem para os animais, o que pode ser melhorado por meio de planejamento, manejo e adubação.

É apenas a partir dessas análises e estudos aprofundados que se pode partir para a estratégia de plantio e fertilização adequada do pasto.

 

Principais nutrientes da adubação de pastagens 

Como comentado acima, cada região e solo devem ser analisados para que a adubação seja adequada de acordo com suas necessidades específicas. Falando, no entanto, em um âmbito geral, conheça os três principais nutrientes para a fertilização de pastagens:

Nitrogênio 

O nitrogênio é o principal nutriente das plantas gramíneas e por isso não deve faltar no processo de fertilização da pastagem. Ele está presente na matéria orgânica do solo e existem organismos que o retiram da atmosfera e o incorporam ao sistema produtivo. Contudo, áreas bem manejadas com alto potencial produtivo precisam de reposição deste nutriente por meio da adubação.

Fósforo 

Independentemente do tipo de pastagem, o fósforo é um nutriente disponível em baixas quantidades nos solos tropicais e, portanto, deve ser bem aplicado na fertilização, de acordo com as práticas mais indicadas para cada tipo de espécie forrageira.

O fósforo, em geral, é aplicado no momento da implantação da pastagem, buscando corrigir o solo (se necessário) e favorecer o estabelecimento da pastagem, sendo reposto em área total anualmente para a manutenção da produtividade e da fertilidade. É importante realizar a correção do PH do solo através da calagem pois isso aumenta muito a eficiência da adubação fosfatada.

Potássio 

A deficiência de potássio no solo causa grande comprometimento no desenvolvimento das plantas gramíneas. É possível, no entanto, manejar esse nutriente por meio da fertilização com fertilizantes contendo potássio, cujas doses devem ser recomendadas mediante a análise da solo.

Agora que você chegou ao final deste artigo e entendeu mais sobre a importância da adubação das pastagens e as principais características desse processo, leia também o nosso texto sobre os benefícios do cultivo das pastagens de inverno.

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades

Confira também nossos webinars exclusivos