Características
janeiro 02, 2023

Plantio de alface: 3 dicas para ter sucesso

De: Equipe Agronômica

Confira três dicas para acertar no plantio de alface e tenha mais lucratividade com as suas plantações!


Alfaces roxas e verdes sobre o solo escuro
Alfaces roxas e verdes sobre o solo escuro

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O plantio de alface é uma atividade econômica bastante relevante no Brasil, uma vez que essa hortaliça está presente quase que em todas as mesas do país. Para potencializar a lucratividade com a produção desse vegetal, é preciso ficar atento a questões como semeadura, fertilização e irrigação. Continue a leitura e aprenda as melhores técnicas de cultivo!

 

3 dicas para realizar o plantio de alface

Não é difícil realizar o plantio de alface quando se conhece as necessidades nutricionais desse vegetal e as preferências de clima e hidratação. Reunimos aqui as três dicas mais importantes para ter sucesso no cultivo.

 

1. Acerte no processo de semeadura

Muitos produtores preferem começar o plantio de alface em ambiente interno para transplantar as mudas posteriormente, isso porque solos com altas temperaturas promovem a germinação, já que as sementes são programadas para ficarem em estado de dormência. Para 1 hectare da planta, é preciso de cerca de 800 gramas de semente.

A profundidade de semeadura é de 0,4 cm a 0,5 cm, e o ideal é que ela receba luz e que o solo esteja úmido, mas não irrigue mais do que o necessário para evitar o apodrecimento.

 

2. Garanta o solo adequado

O local de transplante da muda deve ser bem drenado, livre de pedras e raízes, deixando uma distância de 20 cm a 30 cm entre as fileiras. É preciso observar se a fertilidade do solo está adequada, ou seja, fazer análises antes do plantio de alface e monitorar para perceber sinais de deficiência nutricional ou de ataque de pragas.

 

3. Forneça a quantidade de água necessária

O ideal é que as plantas recebam irrigação, já que elas possuem um sistema radicular raso. Também por esse motivo, é preciso que o solo seja molhado por pouco tempo, mas com maior frequência. 

No verão, a irrigação se faz ainda mais importante, sendo prudente molhá-las todos os dias e garantir um local sombreado. O cuidado nos meses quentes devem ser redobrados, já que as plantas podem começar a produzir sementes, o que torna o gosto das folhas amargo. 

O uso de aspersores  é uma boa alternativa, bem como a técnica de irrigação por gotejamento.

Seguindo essas dicas, você terá muito mais lucratividade com o seu plantio de alface. Desses pontos, um dos mais cruciais é a nutrição vegetal. Quer aprender mais sobre esse assunto? Então confira também o artigo sobre adubo foliar x via solo!