Características
dezembro 31, 2022

Plantio de uva: 4 dicas práticas para começar

De: Equipe Agronômica

Entenda os principais cuidados a serem tomados para garantir o êxito no plantio de uva.


Uva em primeiro plano com parreiras ao fundo
Uva em primeiro plano com parreiras ao fundo

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A cultura da uva vem se tornando cada vez mais relevante no Brasil. Seu cultivo, embora exija um alto investimento, tem uma lucratividade muito atrativa, o que chama a atenção de produtores de todas as regiões do país.

Se você quer começar uma empreitada no plantio de uva, leia este artigo e confira dicas essenciais para alcançar o sucesso na sua produção.

 

Vantagens de plantar uva

A uva é uma fruta de alto valor comercial e grande procura, já que é muito consumida tanto no âmbito doméstico como no industrial, para a produção de sucos e vinhos. Por isso, essa cultura é uma ótima opção de investimento tanto para os pequenos e médios quanto para os grandes produtores.

Para que a qualidade do produto final seja alta e ele possa ser vendido por um bom valor de mercado, é importante seguir à risca as recomendações para o plantio de uva. 

 

Confira 4 dicas práticas para o plantio de uva

Os pontos abaixo são essenciais para quem quer atingir um bom resultado com o plantio de uva:

 

Escolha do local

As videiras devem ser plantadas, preferencialmente, em regiões de temperaturas que giram em torno dos 25°C aos 30°C, porque é nessa faixa que a planta atinge o seu máximo grau de produtividade. 

É possível ampliar um pouco essa margem, mas vale saber que o desenvolvimento da planta é menor quando ela está exposta a menos de 20°C ou mais de 38°C.

Além disso, a cultura demanda baixa umidade e um alto nível de radiação solar.

 

Calagem

Um dos principais cuidados da terra para o plantio de uva é a calagem, processo de administração de calcário no solo para reduzir a acidez e elevar os teores de cálcio e magnésio, nutrientes importantes para aumentar a resistência do produto final. 

 

Controle de pragas

O ataque de pragas na parte aérea da videira causa danos tanto nos ramos quanto nas folhas e nas próprias frutas, o que faz com que elas percam muito de seu valor comercial. Por isso, é preciso fazer o monitoramento constante.

 

Adubação de crescimento

Utilizar os adubos adequados para a cultura da uva também é fundamental para garantir o bom desenvolvimento da plantação e a qualidade do produto final. Clique na página do Programa Nutricional da Yara Brasil para uvas para conhecer os fertilizantes que garantem os nutrientes corretos em cada fase do cultivo da fruta.

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades