Características
outubro 04, 2022

Pré-safra da soja: como se preparar?

De: Equipe Agronômica

Saiba como um bom planejamento pode trazer melhores resultados para a safra da soja.


lavoura de soja
lavoura de soja

Entre setembro e novembro, acontece a semeadura de uma cultura que tem grande peso no agronegócio brasileiro: a soja. Mas antes de começar, existe todo um planejamento necessário na fase de pré-safra para que tudo ocorra bem do plantio à colheita da cultura. Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas para ajudar o agricultor na preparação dos próximos meses na lavoura.

 

Recomendações para a pré-safra

1. Realize uma análise do solo

Sim, esse sempre é o primeiro passo para garantir produtividade. Com a interpretação dos resultados da análise, o agricultor consegue verificar se há deficiência de algum nutriente no solo e entender se vai precisar fazer alguma correção. Na prática, isso permite escolher os fertilizantes mais adequados e aplicá-los de forma consciente.

 

2. Faça o dimensionamento e a manutenção do maquinário

O uso do maquinário adequado auxilia em muitos processos da safra e garante melhor manuseio e que as operações ocorram dentro do período mais adequado para a cultura. Por isso, o produtor deve dispor de maquinário adequado para que consiga realizar as operações mecanizadas na lavoura dentro da velocidade e qualidade operacional desejável e também ficar atento à checagem do estado de conservação das máquinas, principalmente a semeadora-adubadora e o pulverizador, e regulá-las para reduzir o risco de percalços durante as operações.

 

3. Planeje as finanças e estoque os insumos 

Não tem como planejar sem esquecer do financeiro. Através das finanças organizadas e analisadas para a safra, o produtor consegue entender a cultivar e as tecnologias que pretende trabalhar em campo e que trazem o melhor custo-benefício. Com isso em mente, é possível antecipar o estoque dos insumos mais adequados e na quantidade certa, como os fertilizantes, sem precisar correr contra o tempo depois.

 

4. Mantenha-se atualizado sobre o mercado e aprofunde seus conhecimentos sobre a soja

O conhecimento também faz parte da pré-safra. O mercado econômico das commodities é dinâmico, por isso é preciso ficar ligado nas formas de comercialização mais vantajosas da soja, que podem mudar de acordo com cada safra produzida. Em paralelo a isso, aprofundar os aprendizados sobre a cultura auxilia não só na lida do campo, como também na tomada de decisão na hora de fechar negócios. A Yara disponibiliza webinars gratuitamente para que o produtor fique por dentro das melhores técnicas e saiba como agir diante de desafios.