Características
agosto 27, 2021

Rumisan Yara: a nutrição e força que seu rebanho precisa

De: Equipe Agronômica
rebanho no pasto
rebanho no pasto

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Sabe quando a sua produção precisa daquela força positiva, agricultor? Foi pensando exatamente nisso que a Yara desenvolveu a ureia pecuária Rumisan. Mas, antes de você conhecer todas as vantagens, vamos explicar o que é e como funciona esse composto.

 

O que é o Rumisan da Yara?

A ureia pode ser encontrada na natureza e, graças à tecnologia da Yara, ela é produzida para a alimentação de ruminantes com síntese de gás natural e nitrogênio encontrados no ar. Nesse sentido, o grande diferencial do Rumisan é que ele possui 46% de nitrogênio não proteico (NNP), o que equivale a 288% de proteína bruta, semelhante ao que contém nos alimentos vegetais. O gerente comercial Industrial da Yara, Ricardo Golin, explica a relevância desse valor nutritivo. “A utilização de fontes alternativas de proteína na produção animal é de extrema importância para a pecuária. Rumisan destaca-se como uma fonte de nitrogênio não proteico, que vem sendo utilizado na alimentação de ruminantes através dos produtos acabados das indústrias de suplementos mineral e fábricas de rações no Brasil”.

Em formato arredondado e branco – a granulometria uniforme permite melhor homogeneidade do produto final –, contém um alto grau de pureza (não contém PVA ou outras substâncias indesejáveis), Rumisan deve ser usado de forma balanceada com a ração, complementando a dieta dos ruminantes. Ainda de acordo com Golin, esses animais, de modo geral, “necessitam de um suprimento adequado e equilibrado de proteínas, energia, sais minerais e vitaminas, para atender suas exigências nutricionais que estão diretamente ligadas ao seu desenvolvimento e produção.” Assim, a ureia aumenta a síntese de proteína microbiana de forma eficiente e segura para dar força e energia ao gado, principalmente nos períodos de seca, quando o pastoreio tem baixa qualidade, por exemplo.

 

Benefícios ao utilizar Rumisan

Maior lucratividade

Por conta do menor custo de alimentação para o rebanho com Rumisan, há um aumento comprovado na produtividade e rentabilidade do pecuarista. Logo, agrega-se valor à carne e leite de qualidade, o que gera mais margens de lucro.

Maior tranquilidade

O produtor não precisa mais se preocupar com a deficiência de proteínas nas dietas dos animais. Isso porque a ureia Rumisan garante a ingestão proteica correta e otimiza a digestão do gado.

Maior sustentabilidade

A Yara está sempre atenta em produzir alternativas para uma pecuária mais sustentável e, ao mesmo tempo, vantajosa ao produtor rural. Com Rumisan, há uma otimização das áreas de pastagens utilizada para produção de carne e leite, e por consequência, uma diminuição de área utilizada para pastagens e necessidade de terras agricultáveis.