Características
outubro 05, 2023

Planejamento estratégico no agronegócio: quais são os benefícios e como fazer

De: Equipe agronômica

O planejamento estratégico no agronegócio é fundamental para que os produtos agrícolas obtenham mais resultado e maior lucratividade. Leia o artigo para entender mais sobre o assunto!


Planejamento estratégico no agronegócio: quais são os benefícios e como fazer
Planejamento estratégico no agronegócio: quais são os benefícios e como fazer

O planejamento estratégico é um fator importantíssimo para o bom desenvolvimento de qualquer tipo de negócio, e não é diferente no setor agrícola. Em um cenário cada vez mais cheio de desafios e incertezas, essa ferramenta é fundamental para os produtores que querem alcançar a excelência operacional.

Isso porque esse tipo de planejamento visa não apenas a definição das metas que precisam ser alcançadas mas, também, das estratégias necessárias para o cumprimento desses objetivos e dos caminhos para lidar com o imprevisível. 

Leia este artigo para entender:

  • a importância do planejamento estratégico no agronegócio;
  • os benefícios do planejamento estratégico no agronegócio;
  • como fazer um planejamento estratégico eficiente para o agronegócio.

A importância do planejamento estratégico no agronegócio

O setor do agronegócio sempre foi de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade e para a economia global. Atualmente, os produtores enfrentam dois grandes desafios, que são o de aumentar a produtividade ao máximo, visando garantir a segurança alimentar de uma população mundial que só cresce, e o de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Apenas com um bom planejamento estratégico é possível alcançar esses dois objetivos de forma eficiente, bem como aumentar a rentabilidade da produção.

Os benefícios do planejamento estratégico no agronegócio

A adoção das ferramentas do planejamento estratégico no agronegócio traz uma série de benefícios para os produtores, que são:

Visão de longo prazo

Um negócio sólido não se constrói do dia para a noite , é preciso ter definições de que caminho seguir, incluindo as metas e objetivos que precisam ser alcançados. O planejamento estratégico possibilita que as empresas e os produtores rurais tenham uma visão de médio e longo prazo, o que é fundamental para que todas as decisões sejam tomadas de forma consciente, e não impulsiva.

Alinhamento de metas e objetivos

O planejamento estratégico deve ser um guia para todos os membros da fazenda, já que ele é o documento que atesta os objetivos, que precisam ser comuns a todos. 

Dessa forma, melhora-se a coordenação e a comunicação interna, evitando conflitos e garantindo que todos estejam trabalhando com os mesmos propósitos.

Melhor aproveitamento dos recursos

O bom aproveitamento dos recursos significa não apenas atuar de maneira mais sustentável mas, também, mais rentável. O planejamento permite a alocação mais eficiente do capital, da mão de obra e dos insumos, de forma que seja possível maximizar o retorno sobre os investimentos e evitar desperdícios.

Adaptação às mudanças do mercado

Os avanços tecnológicos que experimentamos na sociedade constantemente causam profundas transformações nos mais diversos mercados e setores — e os produtores que não querem ficar para trás não podem perder isso de vista. 

Um bom planejamento estratégico no agronegócio deve fazer o máximo para se preparar para esse cenário de constantes inovações, como o uso de robótica e de drones na agricultura, visando se adequar a elas o mais rápido possível.

Aumento da rentabilidade

Ao trabalhar de forma mais planejada, otimizando os recursos e com maior eficiência dos projetos, aumenta-se a rentabilidade da empresa/propriedade rural. Uma das possibilidades é o incremento da produtividade por hectare, que aumenta a rentabilidade sem que se precise aumentar a área plantada.

O aumento dos lucros, por sua vez, proporciona ainda mais investimentos em expansão, inovação e no desenvolvimento do setor.

Como fazer um planejamento estratégico eficiente para o agronegócio

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios do planejamento estratégico no agronegócio, saiba como fazê-lo de forma eficiente a partir do conhecimento de seus principais pilares, que desempenham um papel fundamental na construção de um plano bem-sucedido:

Avaliação do ambiente externo

O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico eficiente é a análise cuidadosa do ambiente externo, isso é, a avaliação de fatores que interferem no agronegócio, como:

  • macroeconomia;
  • política;
  • sociedade;
  • tecnologia;
  • legislação;
  • meio ambiente.

Esse estudo ajuda a identificar tanto os principais riscos quanto as principais oportunidades para o setor, permitindo que a estratégia seja delineada a partir do maior número de informações possível e possa, então, se adaptar a um contexto de constantes mudanças. 

Análise da empresa

Depois de analisar o ambiente externo, é preciso entender muito bem a situação do próprio negócio. Isso inclui a compreensão dos recursos, das capacidades, da cultura organizacional e dos processos internos da empresa. 

Essa análise possibilita a identificação de forças e fraquezas da propriedade rural. Só a partir disso consegue-se entender quais são as áreas que mais precisam de fortalecimento e aprimoramento para garantir o sucesso das estratégias.

Definição dos objetivos e metas

Após as análises, é preciso então estabelecer os objetivos e as metas que vão guiar o negócio. Eles devem estar alinhados com os resultados que a empresa deseja alcançar a curto, médio e longo prazo e estabelecer marcos específicos que espera-se atingir. 

As metas e objetivos são fundamentais porque é a partir deles que os esforços e recursos da empresa são direcionados de forma mais eficiente — afinal, é preciso saber onde se quer chegar para que seja possível definir o caminho a ser seguido.

Formulação das estratégias

Por fim, quando os objetivos e as metas estão definidos, é hora de formular as estratégias que possibilitarão o seu alcance. Elas devem envolver uma grande variedade de áreas e cada uma delas deve ser cuidadosamente avaliada quanto à sua viabilidade e impacto nos resultados da empresa.

Se interessou por esse conteúdo? Então complemente seus conhecimentos lendo também o nosso artigo sobre como a gestão agrícola transforma a sua produção

Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes