Soluções para culturas

Banana

Influência sobre a produtividade da banana


Banana

As maiores produtividades são obtidas em solos drenados livremente onde a água não é limitada. Com a preparação adequada do solo antes do plantio e a manutenção do pH ideal, o produtor garante que haja um bom enraizamento e que os nutrientes estejam prontamente disponíveis. O retorno de resíduos orgânicos servirá como cobertura do solo, assim como fonte valiosa de nutrientes. A escolha do cultivar e do espaçamento, correspondente ao local e ao clima, é essencial para garantir que as culturas façam o melhor uso das condições ambientais, de modo que seja alcançada a produtividade máxima da cultura de banana.

O controle da salinidade no ambiente em torno da raiz e o manejo do fornecimento de água maximizarão o crescimento da banana, garantindo boa disponibilidade de nutrientes. A nutrição com fertilizantes também é essencial para se alcançarem lavouras com elevado potencial produtivo.

Nutrição das plantas e produtividade da Banana

Produtividade da banana

nitrogênio e o potássio são elementos importantes para fortalecer o crescimento das folhas, do pseudocaule e do perfilho, maximizando a floração, a formação e o crescimento dos frutos, assim como o potencial de produtividade. 
Porém, o uso excessivo de nitrogênio pode enfraquecer o pseudocaule, aumentando os riscos de danos causados por tempestades e a queda dos cachos. 
O uso excessivo de potássio pode causar deficiências de cálcio e magnésio, reduzindo a produtividade da cultura de banana.

potássio tem um grande efeito sobre a produtividade da cultura de banana, sendo que a demanda máxima ocorre por volta da floração.

fósforo é importante para o crescimento inicial e o enraizamento, assim como para a floração e a formação do fruto da banana. 

cálcio é necessário para garantir o desenvolvimento vigoroso das raízes, das folhas e dos perfilhos, de modo a promover uma alta produtividade. Os seus efeitos são mais importantes na garantia da alta qualidade do fruto, potencializando a conservação de longo prazo. 

magnésio e o enxofre apresentam efeito direto sobre a produtividade, aumentando o número e o peso do fruto por cacho de banana. 

A inaquedada disponibilidade de quaisquer micronutrientes também restringirá o crescimento da planta – principalmente na área foliar produtiva – e reduzirá o peso e a produtividade do cacho de banana.