-
Informações Adicionais
-
- Onde Comprar
-
Nutrição exata é um dos principais objetivos da agricultura de precisão. Neste conceito a aplicação em taxa variável exige ferramentas precisas e eficientes para determinar a demanda real de nutrientes em cada subárea de uma lavoura. O sensoriamento remoto da vegetação oferece esta informação de forma rápida, precisa e eficiente. O N-Sensor™ foi desenvolvido para determinar o teor de nitrogênio das culturas instantaneamente, viabilizando assim a fertilização em taxa variável durante o processo de aplicação do produto.
O N-Sensor™ determina a demanda de nitrogênio através da medição de reflexão de luz da cultura no entorno da máquina de aplicação de fertilizante onde o sensor é instalado. As medições são feitas a cada segundo com o sistema projetado para operar independentemente da velocidade de aplicação e largura de trabalho. A tecnologia de sensoriamento aplicada é baseada na curva de reflexão do espectro eletromagnético típica de vegetação. N-Sensor™ mede a reflexão do espectro em bandas específicas relacionadas com o teor de clorofila e biomassa das culturas.
Com esta informação calcula a absorção real de nitrogênio do cultivo com base nos algoritmos agronômicos de calibração da Yara. Assim as taxas ótimas de aplicação são derivadas dos dados de absorção de nitrogênio, e enviadas para o controlador do aplicador de taxa variável, que ajusta as taxas do fertilizante nitrogenado conforme a necessidade local para a cultura. O N-Sensor™ está conectado a um computador de bordo, onde os dados do sensor e GPS são processados e armazenados para geração de mapas e documentação da lavoura .
O N-Sensor foi o primeiro sensor de nitrogênio do mercado, introduzido em 1999 para uso em cereais após anos de trabalho coordenado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Yara Hanninghof na Alemanha.
Em 2006, a Yara lançou o novo N-Sensor ™ ALS (Fonte Ativa de Luz), que é comercializado no Brasil. A versão ALS está constantemente irradiando a sua própria fonte de luz sobre o cultivo, usando lâmpadas com flash de Xenon e ao mesmo tempo capturando a reflectância vegetal. Isso permite que o N-Sensor™ ALS opere independentemente das condições de luz ambiente, mesmo à noite, pois possui um sistema próprio de correção do sinal em função da luminosidade do ambiente.
A Yara possui uma equipe trabalhando continuamente no de desenvolvimento do N-Sensor™ visando acompanhar as mudanças tecnológicas dos sistemas produtivos em uma ampla gama de culturas. Somente entre 1997 e 2010 mais de 250 testes foram realizados com o N-Sensor™ para aperfeiçoar seu desempenho e adicionar novas funções e atualizações ao sistema.
No Brasil atualmente o N-Sensor™ está agronomicamente calibrado para realizar recomendações na aplicação de nitrogênio em cobertura sobre cereais de inverno, milho, cana-de-açúcar e algodão.