Prevenção a fraudes


A Yara Brasil atua de maneira transparente e sustenta seus negócios com respeito e confiança na relação com os seus clientes e parceiros de negócios. Por isso, compartilhamos as seguintes recomendações que devem ser observadas:


1. Verificar no ato da descarga, se as condições das embalagens, quantidade de produtos, e se todas as embalagens estão lacradas e se possuem sinais de reutilização ou sujidade.
2. Cautela e atenção sobre qualquer oferta de produto e serviço de frete que não seja compatível ao valor do mercado.
3. Não realizar qualquer negócio com terceiros não autorizados ou não credenciados pela Yara Brasil.
4. Realizar negócios com a Yara Brasil através de suas revendas, cooperativas e representantes credenciados;


Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso SAC (0800 770 8899) ou diretamente com seu contato da Yara Brasil.

 

Como identificar produtos fraudulentos

  1. Checagem do produto no recebimento da carga

Quando o fertilizante chegar a sua propriedade, fique atento às seguintes dicas:

- Confira a nota fiscal e as etiquetas, o número do lote e número de registro deve bater com as embalagens dos produtos entregues. Verifique se a embalagem apresenta data de fabricação e de validade; olhe os lacres e observe se a embalagem foi violada ou aparenta estar violada.

- Se o produto foi alterado, é improvável que todos esses itens estejam em conformidade. Caso algum desses itens não esteja de acordo, não permita a descarga e entre em contato imediatamente com representante Yara.

  1. Aparência

Ao receber o fertilizante, observe alguns aspectos de aparência do produto. Granulação não-uniforme e coloração mais clara podem indicar que o produto não é original e foi misturado com areia por exemplo.

Nestes casos, apenas uma análise de laboratório pode confirmar o excesso desses produtos.

  1. ‘Teste do copinho’

Se a aparência não te deixar seguro sobre a procedência do fertilizante, faça o chamado “teste do copinho”. Basta pegar um copo cheio de fertilizante e misturar em um balde cheio de água. Depois de um dia, se o produto não dissolveu por completo, é sinal de que pode ter sido comprometido.

  1. Análise de laboratório

A dica principal é que você sempre entre em contato primeiro com um representante Yara. Caso exija uma análise de laboratório, uma amostra do produto será retirada e levada para laboratórios próprios da Yara. Confirmado que o produto é indevido, a Yara irá tomar as providências necessárias, além de iniciar as investigações para identificar os responsáveis pelo delito.

  1. Entre em contato com a Yara.

Nossos representantes estarão a disposição para atendê-lo em qualquer tipo de dúvida.

blobid3.png