Características
outubro 30, 2020

Redução de manchas internas na batata

De: Yara Brasil

Leia este artigo e descubra algumas práticas para a redução de manchas internas na batata.


Redução de Manchas Internas na Batata
Redução de Manchas Internas na Batata

Você sabia que existem práticas que podem contribuir para a redução das manchas internas na batata? Os fungos são comuns em alguns cultivos e para evitar que isso aconteça você precisa estar atento a alguns fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento das plantas, a produtividade e a qualidade da produção. 

Continue lendo esse texto para saber mais sobre esse assunto. 

O que causa as manchas internas na batata?

A mancha interna da batata é geralmente associada a deficiência do suprimento ou ao interrompimento do cálcio nas células recém-formadas e em expansão.

Por apresentar pouca mobilidade na planta, o cálcio é incorporado às paredes celulares e não pode ser redistribuído. Como o nutriente não poderá entrar nas células assim que a expansão das mesmas ocorrerem, a falta do cálcio levará ao colapso das células e à sua morte, as estruturas fragilizadas facilitam a infecção por patógenos causando o aspecto das manchas .

Cálcio

  O gráfico mostra a relação entre dose de cálcio aplicado, quantidade de cálcio na casca e a incidência de mancha interna de ferrugem.
O gráfico mostra a relação entre dose de cálcio aplicado, quantidade de cálcio na casca e a incidência de mancha interna de ferrugem.

Dicas para ajudar na redução das manchas internas na batata

Conheça algumas dicas de como ajudar na redução das manchas internas na batata e tenha uma cultura saudável e um bom desenvolvimento do seu plantio. Veja a seguir:

1. Utilização de cálcio

Anomalias internas, como a mancha de ferrugem interna (IRS) ou a mancha interna marrom (IBS), podem ser reduzidas por meio de um bom suprimento de cálcio, na forma de nitrato de cálcio, na amontoa ou durante uma segunda cobertura. Uma experiência demonstrou que garantindo que haja um mínimo de 0,15% de cálcio na casca, melhora-se o aspecto final da batata, aumenta-se a tolerância a doenças e minimiza-se IRS. A análise da casca é um bom modo de confirmar se uma doença ou problema de revestimento da casca está relacionado ao cálcio.

Utilização de Boro

Junto ao potássio, ao cálcio e ao magnésio, o boro é um elemento importante presente na parede celular. Neste caso, ele atua como um cimento entre as pectinas, fornecendo resistência ao tecido celular. 

Portanto, o boro também é responsável pelas características da qualidade de conservação dos tubérculos. Ele afeta a absorção de cálcio, de modo que os suprimentos são importantes para garantir uma nutrição balanceada.

Boro:

  O gráfico mostra como o boro influencia nos niveis de cálcio no tuberculo.
O gráfico mostra como o boro influencia nos niveis de cálcio no tuberculo.

Outras práticas de manejo de culturas que contribuem para a redução de manchas internas na batata

  • evitar campos com fatores adversos, como drenagem ruim ou baixos recursos de retenção de água;
  • planejar a irrigação para maximizar as características de qualidade;
  • plantar sementes saudáveis;
  • lavar e desinfetar caixas, equipamentos de lavagem e classificação;
  • eliminar da área restos de cultura, plantas voluntárias e hospedeiros alternativos.

Agora que você já sabe como ajudar na redução de manchas internas na batata, saiba como plantá-las e ter colheitas abundantes.