Características
maio 13, 2022

O avanço da produção do alho brasileiro

De: Equipe Agronômica
alho
alho

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Mercado do alho brasileiro

O alho está muito presente no tempero das pessoas. Apesar do histórico de oscilações na produção, a cultura vem se expandindo cada vez mais no Brasil. Em 2021, pela primeira vez em cinco anos, o brasileiro consumiu mais alho nacional do que importado. Além disso, no mesmo ano, o cultivo bateu um recorde de mais de 20 milhões de caixas produzidas.

Hoje, a produção daqui consegue atender 55% do consumo interno. O restante é importado da China e Argentina para suprir a demanda dos consumidores. Mesmo assim, o alho já é visto como uma opção lucrativa para os produtores cultivarem. As novas tecnologias e a alta da demanda por hortaliças estão relacionadas com a expansão da produção e do interesse pelo cultivo.

Ciclo do cultivo

Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina são os principais estados produtores do alho, sendo o primeiro responsável por quase metade do volume nacional. As regiões contam com características ideais para que a safra curta seja rentável, como climas secos, temperaturas frias ou amenas e boa irrigação. No Sudeste e Centro-Oeste, o plantio acontece entre março e maio, com colheita de junho a setembro. Já no Sul, a época de plantar ocorre entre junho e julho, com colheita de novembro a dezembro.

Importância da nutrição para a produtividade

O alho brasileiro ainda é conhecido pela alta qualidade em relação ao importado. Isso é resultado das boas práticas da produção, como uma nutrição equilibrada, que influencia na formação do bulbo, na vida pós-colheita e, claro, na comercialização. Esse conjunto de fatores também são responsáveis por potencializar a cultura sempre mais. Segundo a Anapa, a expectativa para a safra 2022 é um novo crescimento produtivo de 20% do alho.