Características
setembro 10, 2018

Aumento de produtividade da soja

De: Yara Brasil

Altas produtividades com alta rentabilidade são o objetivo de todo produtor. O potencial produtivo das culturas é influenciado por diversos fatores agronômicos, como preparo do solo, controle de pragas e doenças, sistema de plantio, cultivares de alto potencial produtivo, e também fatores físicos e químicos do solo. Nesse contexto a adubação da soja é imprescindível para o atingimento de altas produtividades.


Produção de Soja
Produção de Soja

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

Fatores que influenciam a produtividade

Super vagem

O rendimento da soja é determinado pelo peso e o número de grãos por planta e por unidade de área. Há muitos fatores que influenciam o número de vagens, o processo de floração, e o desenvolvimento reprodutivo da soja, processos estes que não são totalmente conhecidos.

A fase mais sensível no desenvolvimento das vagens está entre R1 e R6, quando a floração e abscisão floral ocorrem.

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para soja

Quero comprar online

O número de grãos é diretamente influenciado pelo número de nós por planta e pelas vagens em desenvolvimento a partir destes nós.

O n° de nós/planta também é influenciado pela densidade de plantas (plantas/m²); o n° de grãos/vagem dificilmente pode ser influenciada por meio de práticas agrícolas.

Assim, o principal fator para o desenvolvimento de rendimento é um número elevado de nós e vagens na planta, o que pode ser alcançado pelo crescimento da planta ideal. Por isso, destaca-se a importância dos fertilizantes adequados para a soja.

Nutrição de cultura e produtividade da soja

Os nutrientes mais requeridos possuem funções específicas para alavancar maiores produtividades.

  • nitrogênio é importante para assegurar altas produtividades. Ele impulsiona o crescimento vegetal e o desenvolvimento e precisa estar prontamente disponível.
  • fósforo é particularmente importante para desenvolvimento radicular e para um bom estabelecimento e crescimento da cultura.
  • potássio, assim como o nitrogênio, também impulsiona o desenvolvimento da cultura, e grandes quantidades são extraídas durante o desenvolvimento da planta. O seu suprimento precisa ser balanceado ao longo do ciclo juntamente com o N. Uma boa nutrição com potássio pode também ajudar a minimizar os efeitos de geada e reduzir o acamamento. O potássio é importante para a regulação do fechamento de estômatos e baixos suprimentos podem resultar em perdas de água pela planta, especialmente em ambientes com restrições hídricas e altas temperaturas.
  • O molibdênio é fundamental para a ação da nitrato redutase e notrogenase da soja, além de agir na germinação do gráo de pólen.
  • magnésioenxofre e o ferro aumentam a atividade fotossintética e mantém bom crescimento para altas produtividades.
  • cálcio assegura bom fortalecimento das paredes celulares das plantas, protegendo raízes, folha e produção de colmos.
  • boro é requerido para o desenvolvimento do tubo polínico e assegura boa frutificação. 
  • O cobre além de agir na fotossíntese, também atua na respiração celular, desintoxicação e lignificação; nutriente importante no desenvolvimento da composição reprodutiva, ligado ao vigor das estruturas masculinas.
  • zinco é importante para atividade fotossintética e preconiza a síntese de hormônios, além e atuar no controle da permeabilidade das folhas.

A indisponibilidade de qualquer outro micronutriente pode também restringir processos de crescimento e a produtividade consequentemente. Dessa forma, a correta adubação da soja promove alta produtividade.