Características
agosto 30, 2023

Mudanças climáticas e agricultura: como a crise do clima afeta a produção no campo

De: Equipe Desenvolvimento de Negócios & Sustentabilidade

As mudanças climáticas e a agricultura estão intimamente ligadas. Leia o artigo para entender mais sobre o assunto e saber como enfrentar os problemas do clima para obter bons resultados no campo.


Mudanças climáticas e agricultura: como a crise do clima afeta a produção no campo
Mudanças climáticas e agricultura: como a crise do clima afeta a produção no campo

As mudanças climáticas são, certamente, um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta atualmente. O aumento progressivo das temperaturas globais, as alterações nos padrões de chuva e a intensificação de eventos extremos têm trazido consequências significativas para os mais diversos setores, especialmente a agricultura.

A interação entre clima e agricultura é bastante intensa, complexa e delicada, já que as atividades agrícolas dependem diretamente das condições climáticas. As diferentes culturas se desenvolvem em determinadas épocas do ano, devido a fatores como temperatura, nível de precipitação pluviométrica e incidência de raios solares.

Os produtores agrícolas que querem continuar a obter sucesso em suas safras, portanto, devem se atentar bastante ao tema. Leia este artigo para entender:

  • o contexto das mudanças climáticas;
  • as consequências das mudanças climáticas na agricultura;
  • como se preparar para lidar com as mudanças climáticas na agricultura.

Entendendo o contexto das mudanças climáticas

As mudanças climáticas são alterações de longo prazo que vêm sendo percebidas e estudadas nos padrões de clima do planeta Terra. Elas são consequências, principalmente, da atividade humana em conjunto com as variações naturais do clima. 

A principal dessas mudanças está relacionada ao fenômeno do aquecimento global, impulsionado pelo aumento da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera. O dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso são liberados principalmente pela queima de combustíveis fósseis e pelos intensos processos industriais. O desmatamento se enquadra como mudança de uso da terra, o que causa contribuições expressivas em termos de emissões.

Ao permanecerem em abundância na atmosfera, eles acabam ajudando a reter o calor e, por isso, vem se notando o aumento da temperatura ao longo dos anos. Um estudo divulgado pelo Met Office em 2015 mostra a elevação de cerca de 1,02 ºC na temperatura média da Terra desde o século XIX — e a previsão é de que ela continue a subir, caso o problema não seja remediado.

Além da elevação de temperatura, as mudanças climáticas também deixam suas marcas nos padrões de precipitações pluviométricas (ou seja, de chuva). Enquanto algumas áreas enfrentam condições cada vez mais severas de secas intensas e prolongadas, outras têm sofrido com o aumento de enchentes e alagações. 

Consequências das mudanças climáticas na agricultura

As produções agrícolas dependem diretamente de fatores climáticos como a temperatura e a precipitação de água. Por isso, é possível entender o quanto o aumento do calor e a mudança nos padrões de chuva (tanto para mais quanto para menos) afetam diretamente a produtividade das safras.

As mudanças climáticas influenciam, inclusive, os padrões de aparecimento de doenças e pragas em determinadas regiões. Isso porque a elevação de temperatura e o aumento da umidade podem favorecer a população de determinados patógenos que podem causar perdas significativas na produção agrícola.

Outro problema das altas temperaturas e das secas está relacionado à degradação do solo, o que o torna menos adequado para o cultivo. E água demais também é prejudicial: as inundações causam erosões, o que resulta na lixiviação de nutrientes essenciais para o crescimento das plantas.

Por fim, o aumento da ocorrência de eventos climáticos extremos como grandes tempestades, secas e furacões é bastante prejudicial, porque eles são capazes de destruir plantações inteiras, além de causar danos intensos à infraestrutura agrícola. 

Como se preparar para lidar com as mudanças climáticas na agricultura

Os produtores agrícolas que querem manter o bom resultado de suas plantações devem se preparar ao máximo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na agricultura. Confira algumas medidas importantes que podem ser adotadas:

Adaptação de práticas agrícolas

É preciso adotar práticas agrícolas mais adaptativas, que levem em consideração as mudanças climáticas. Por exemplo, escolher variedades de cultura mais resistentes aos estresses causados pelo clima recorrentes de cada região e manejar adequadamente o solo para aumentar sua capacidade de retenção de água e nutrientes.

Falando em água, a utilização de técnicas de irrigação mais eficientes faz toda a diferença em regiões que estão suscetíveis a períodos de seca.

A diversificação ou mesmo a rotação de culturas é outra boa estratégia para minimizar os riscos associados a eventos climáticos extremos sobre uma mesma plantação.

Gestão dos recursos hídricos

A gestão eficiente e sustentável da água é fundamental para enfrentar os desafios das mudanças climáticas na agricultura. Para isso, é importante implementar práticas de conservação da água, como os sistemas de irrigação eficientes e a coleta e o armazenamento de água da chuva. 

Uso de sistemas tecnológicos e inovadores

Contar com os avanços tecnológicos na agricultura também é essencial para driblar os efeitos das mudanças climáticas. O uso de sensores e sistemas de monitoramento para otimizar o uso de água, bem como a aplicação de técnicas de agricultura de precisão que melhoram a eficiência dos insumos são bastante interessantes.

Investimento em pesquisa e desenvolvimento

Por fim, é muito importante investir em pesquisa e desenvolvimento para a criação de produtos que, desde sua produção industrial até sua utilização no campo, contribuam com a redução das emissões de gases do efeito estufa, como é o caso dos fertilizantes verdes e de baixo carbono.

Além disso, o desenvolvimento de técnicas agrícolas mais sustentáveis é fundamental. Para conhecer uma opção, leia também o nosso artigo sobre agricultura regenerativa e descubra seus benefícios.

Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes