Características
fevereiro 12, 2021

Para cada solo, uma adubação personalizada

De: Equipe Agronômica
Mãos segurando terra
Mãos segurando terra

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

Cada solo é único e tem suas próprias características. O Brasil, com sua extensão continental, possui 13 classes registradas no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Por isso, entender esse sistema como um ambiente extremamente complexo, dinâmico e vivo, é algo que faz a diferença no manejo agrícola.

Acesse nossas plataformas e conheça as soluções nutricionais completas

Quero comprar online

 

Manejo do solo

Para aumentar a produção de alimentos, uma demanda crescente, precisamos aumentar a produtividade das lavouras o que minimiza a necessidade de aumento de áreas cultivadas. Porém, para que isso seja possível, é necessário identificar o que o solo pode oferecer e quais são suas principais deficiências, ou seja, é imprescindível saber qual é a fertilidade e o estado nutricional de cada área. A principal ferramenta utilizada para avaliar essas características com maior acurácia é a análise do solo, que possibilita tomadas de decisão mais assertivas quanto às técnicas de manejo.

 

Análise de solo e a importância para a nutrição da lavoura

A análise de solo é uma técnica de suma importância na agricultura, sendo a mais importante e confiável para o conhecimento do estado nutricional e o grau de fertilidade do solo. Além disso, ela representa também uma ferramenta importante do manejo das culturas. A combinação de análise do solo com outras técnicas como análise de tecido, identificação de sintomas de deficiências e até análise da atividade biológica do solo permite termos uma indicação dos níveis de nutrientes disponíveis no solo, possibilitando o desenvolvimento de um programa de calagem e adubação mais eficientes.

Ela também proporciona o monitoramento das mudanças dos nutrientes no solo, possibilitando aumentar a intensidade de cultivo de forma sustentável. Além disso, a partir da interpretação da análise de solo é possível avaliar se a disponibilidade de nutrientes encontra-se em níveis altos, nos quais recomenda-se um manejo apenas para reposição dos nutrientes exportados nas colheitas, evitando gastos com excesso de fertilizantes e promovendo altas produtividades sem causar o empobrecimento dos solos ao longo dos anos.

Sistema de Recomendações de Nutrição Yara

O Sistema de Recomendações de Nutrição Yara faz uma recomendação com soluções nutricionais personalizadas a partir da análise de solo do seu talhão. A Yara, com seu vasto conhecimento agronômico, lhe entrega - de forma gratuita - uma recomendação precisa, com informações confiáveis e de fácil entendimento para você explorar todo o potencial produtivo da sua lavoura. Saiba mais aqui e aproveite esse diferencial.

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades

Confira também os webinars exclusivos sobre Soluções Digitais