Características
novembro 21, 2022

Plantação de milho — Melhores práticas

De: Equipe Agronômica

Para ter um bom rendimento com a sua lavoura de milho, é preciso ficar de olho nas condições climáticas, na época de colheita e muitos outros fatores. Entenda!


Plantação de milho com folhas verdes
Plantação de milho com folhas verdes

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O Brasil é um dos maiores produtores de milho do mundo, mas nos superamos recentemente. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2021 e 2022 foram produzidos 116,2 milhões de toneladas de milho. 

Mas esse resultado vem com um custo que sai direto do bolso do produtor rural. O Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) estimou que, por hectare, podem ser gastos até R$ 5.434 em lavouras que contam com tecnologia de ponta.

Para ter uma produção sustentável, é preciso sempre ficar de olho nas melhores práticas para aumentar a produtividade do cultivode milho. Confira as três principais que separamos para você neste artigo!

1. Semeie milho na época correta

A melhor época para plantar o milho safra (safra de verão) varia de acordo com a região em que a sua fazenda está localizada:

  • Nordeste: janeiro;
  • Sudeste e Centro-oeste: até outubro;
  • Sul: final de agosto.

Já a melhor época para a safrinha — segunda safra, chamada assim porque será cultivada fora do período ideal — é logo após a safra, pois garante a maior produtividade. Nessas condições, o milho pode sofrer com déficit hídrico no final do ciclo, sendo necessário pensar em cultivares melhor adaptadas com ciclo de desenvolvimento adequados tanto de soja como de milho, para encontrar o melhor balanço para as duas culturas.

2. Fique de olho nas condições ambientais

Para a semente de milho germinar, a temperatura do solo deve estar entre 25°C e 30°C. Também fique de olho na população de plantas para maximizar o rendimento. De acordo com a Embrapa, a população indicada de uma lavoura de milho é de 40.000 a 80.000 plantas/ha. Contudo, esse número varia de acordo com a disponibilidade de água, fertilidade do solo, da época da semeadura e do espaçamento entre as linhas. 

Sobre o espaçamento, o tradicionalmente recomendado varia de 80cm a 90cm, mas esse número pode ser reduzido para 45cm a 50cm.

3. Escolha o melhor tipo de plantio para a sua lavoura

O método de cultivo também influencia o rendimento da lavoura. Existem duas opções: o sistema de plantio direto, que promove o incremento de matéria orgânica no solo, e o modelo convencional.

Quer aprender mais sobre esse assunto? Continue com a gente e leia o artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre o sistema de plantio direto

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades