Características
janeiro 04, 2023

Plantio de mamão: dicas para cuidar do mamoeiro

De: Equipe Agronômica

O plantio do mamão requer baixo investimento e traz bom retorno financeiro para os produtores! Leia o artigo e confira dicas para acertar nessa cultura.


Mamões verdes e maduros no pé com céu ao fundo
Mamões verdes e maduros no pé com céu ao fundo

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O mamão é uma fruta de altíssimo valor nutricional, muito presente na dieta de pessoas que buscam hábitos alimentares saudáveis, e que tem no Brasil o seu maior produtor mundial. Por conta das características climáticas da região, o Nordeste se destaca por suas culturas de mamoeiro — mas desde que haja calor, luminosidade e fertilização adequada do solo, a espécie pode ser cultivada em todas as regiões do país.

Leia este artigo para entender as características do plantio de mamão e as principais dicas para garantir o bom desenvolvimento da cultura e a qualidade do produto final. 

 

Características do plantio de mamão

O plantio de mamão traz boas vantagens para os produtores agrícolas por ser uma cultura que possibilita alto retorno financeiro. Desde que, como falamos na introdução, o clima do local seja adequado para o bom desenvolvimento do mamoeiro, basta que, contar com um terreno apropriado, que deve ser plano, e investir na fertilização do solo e na compra de sementes.

Além disso, é importante ter em mente que apesar de se dar bem com clima seco, por serem plantas típicas de regiões quentes, a planta precisa ser irrigada com frequência, pois demanda uma alta quantidade de água. 

 

Cuidados no cultivo do mamão

Entenda quais são os cuidados essenciais para obter sucesso no plantio do mamão:

 

Atente-se à temperatura

O mamoeiro é uma planta tropical, oriunda da América Central, e que se desenvolve muito bem em temperaturas elevadas (preferencialmente entre 22°C e 26°C). A cultura não é recomendada em locais e períodos que ficam abaixo dos 15°C porque, nesses casos, a planta paralisa o seu desenvolvimento e gera fruto de pouca qualidade.

 

Selecione bem as variedades de semente

Mamão não é tudo igual, e existem algumas opções de cultivares no mercado, que apresentam necessidades diferentes e entregam produtos finais diferentes. Para quem está começando a lidar com essa cultura, o ideal é escolher apenas uma variedade. 

Os cultivares de mamão mais utilizados no Brasil são classificados em dois grupos:

  • grupo solo: variedades BS, BS2000, Aliança e THB.
  • grupo formosa: tainung n1.

 

Prepare e fertilize bem o solo

Preparar o solo para receber o plantio de mamão consiste na remoção dos resíduos de plantios anteriores, na administração de calcário no solo caso ele esteja muito ácido e, por fim, na fertilização adequada.

Para que a fruta entregue seu prometido alto valor nutricional, o solo precisa fornecer à planta os nutrientes adequados para o seu desenvolvimento. Para entender mais sobre o assunto, leia também o nosso artigo sobre como funciona a adubação do mamoeiro

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades