Características
dezembro 13, 2022

Plantio de maracujá: 3 erros para evitar

De: Equipe Agronômica

Confira o artigo e descubra os três principais erros para evitar no plantio de maracujá!


Plantação de maracujás verdes
Plantação de maracujás verdes

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O plantio de maracujá é de extrema relevância econômica para o Brasil, afinal, nós somos o maior produtor da fruta em todo o mundo. Boa parte do que é cultivado é exportado para países latinos e europeus. Ou seja, existe um mercado internacional aquecido para essa cultura. 

Se você quer aproveitar as oportunidades desse negócio, é preciso dominar todo o processo produtivo. Para te ajudar com isso, reunimos neste artigo os três principais erros que prejudicam os resultados das suas plantações.

 

3 erros para evitar no plantio de maracujá

O plantio de maracujá não é complexo, mas para conseguir gerar o resultado de mais de 600 mil toneladas da fruta por ano — dados da Embrapa — os produtores rurais precisam ficar atentos aos erros mais comuns. Confira!

 

1. Escolha da variedade de maracujá errada

A escolha do cultivar adequado ao fim comercial (consumo in natura; indústria de sucos, sorvetes e doces; mercado de alimentos funcionais; e setor de plantas ornamentais) e a sua região é fundamental para o sucesso da plantação.

Por isso, estude bastante sobre as características das variedades de maracujá para garantir que estará cultivando a linhagem correta.

 

2.  Ausência de monitoramento da cultura

O monitoramento das culturas deve ser uma ação recorrente porque ajuda a entender como está o desenvolvimento das plantas e permite tomar providências caso haja um ataque de pragas ou outro acontecimento que possa prejudicar a produtividade.

A agricultura de precisão traz uma série de soluções para tornar essa medida mais cômoda e eficiente para os produtores rurais.

 

3. Manejo de nutrientes do solo inadequado

A fertilidade do solo depende dos nutrientes que ali estão. Dessa forma, para ter sucesso com o plantio de maracujá é importante entender quais as necessidades dessa cultura, bem como as carências do solo. Com essas informações em mãos, é possível planejar o melhor programa nutricional.

Quer entender melhor sobre as ações importantes para garantir que as suas plantas recebam todos os nutrientes que precisam para se desenvolverem bem? Então confira também o artigo sobre adubação!

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades