Características
dezembro 04, 2023

Fertilizantes para tratamento de sementes: conheça a linha YaraVita

De: Equipe Agronômica

Os fertilizantes para tratamento de sementes oferecem muitos benefícios na agricultura. Leia o artigo para entender cada um deles e conhecer as opções de produtos da linha YaraVita.


Fertilizantes para tratamento de sementes: conheça YaraVita
Fertilizantes para tratamento de sementes: conheça YaraVita

A agricultura é essencial para a sociedade, sendo esse setor o responsável pelo desafio de alimentar uma população global em constante crescimento. Para que seja possível atingir as altas demandas de qualidade e produtividade, os fertilizantes são produtos indispensáveis.

Uma abordagem de adubação bastante eficaz, que tem ganhado destaque na agricultura moderna, é o de fertilizantes para tratamento de sementes. A técnica envolve a aplicação de nutrientes diretamente nas sementes, antes do plantio, e oferece uma série de benefícios.

Leia esse artigo para conhecer:

  • os benefícios dos fertilizantes para tratamento de sementes;
  • opções de produtos de alta qualidade para tratamento de sementes.

Conheça os benefícios dos fertilizantes para tratamento de sementes

Os fertilizantes para tratamento de sementes oferecem uma série de vantagens significativas na agricultura, contribuindo com o aumento da produtividade e da qualidade das safras. Entenda melhor:

Aumento da eficiência na utilização de nutrientes

O tratamento direto nas sementes faz com que a aplicação dos nutrientes seja precisa e localizada. Isso resulta em um aproveitamento mais eficiente, já que eles estão disponíveis para a planta desde o momento da germinação, sem que elas precisem extraí-los do solo.

Minimização das perdas nutricionais

Mais uma vez, por serem aplicados diretamente nas sementes, perde-se menos nutrientes no processo por volatilização e lixiviação.

Aumento das taxas de germinação e estabelecimento das plantas

Por estarem presentes nas sementes desde o início, os nutrientes garantem que as plantas tenham acesso imediato às substâncias necessárias para sua primeira etapa de crescimento, o que é particularmente importante em condições adversas como solos pobres e climas desafiadores.

Maior proteção contra doenças e pragas

Além dos nutrientes, muitos tratamentos de sementes incluem agentes que conferem proteção contra patógenos, fungos, bactérias e pragas. Isso colabora diretamente com a prevenção de doenças transmitidas para as sementes, evitando a perda de plantas logo no início do ciclo de desenvolvimento.

Uniformidade de crescimento

O tratamento de sementes ajuda a promover um crescimento mais uniforme nas lavouras. Isso é especialmente importante em culturas onde esse é um fator determinante para a colheita, como no caso de plantas que amadurecem ao mesmo tempo, tornando o processo mais eficiente.

Redução de custos operacionais

Embora o custo inicial de tratamento de sementes possa ser mais alto do que outros métodos de aplicação de fertilizantes, ele muitas vezes resulta em economias a longo prazo, bem como no maior lucro, por aumentar a produtividade e a qualidade das safras.

Conheça a linha YaraVita para tratamento de sementes

A Yara Brasil tem anos de tradição no mercado agrícola, oferecendo soluções inovadoras para a fertilização de plantas. Para o tratamento de sementes, a linha YaraVita tem produtos especialmente formulados para proporcionar o revestimento uniforme de sementes.

Em nossa linha contamos com três produtos específicos para esse tipo de tratamento, que foram desenvolvidos para não interferir nas características de vigor e germinação dos cultivos, favorecer o desenvolvimento de raízes e fornecer os nutrientes necessários para importantes processos das plantas. 

Além disso, os produtos são seguros para misturas com os principais inoculantes do mercado, bem como com as principais receitas de tratamento de sementes industrial. 

YaraVita CoMo

Fertilizante líquido concentrado, à base de cobalto e molibdênio.

YaraVita ZINTRAC

Fertilizante foliar concentrado de zinco.

YaraVita RAIZ

Contém cobalto, molibdênio e extrato de alga.

Para conhecer essas e todas as outras opções de produtos da linha, acesse a página da YaraVita em nosso site! Caso necessite de ajuda, não hesite em contatar nossos consultores online, que estão disponíveis para oferecer orientações personalizadas.