Características
setembro 15, 2022

Adubo Líquido: o que é e quais são as vantagens

De: Equipe Agronômica

O adubo líquido é um recurso muito prático para fortalecer a fertilização das plantas. Saiba mais sobre os benefícios do produto e os cuidados na aplicação!


Adubo Líquido: o que é e quais são as vantagens
Adubo Líquido: o que é e quais são as vantagens

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Para obter os melhores resultados no crescimento e desenvolvimento das plantas, é importante utilizar técnicas de manejo capazes de repor nutrientes. O adubo líquido é ideal para complementar a fertilização durante o ciclo produtivo de forma rápida e eficiente. Saiba mais sobre esse tipo de produto, suas vantagens e os cuidados básicos na aplicação.

O que é o adubo líquido?

O adubo líquido é o produto utilizado na adubação foliar, na qual é aplicado diretamente sobre as folhas das plantas com o uso de pulverizadores. Também conhecidos como fertilizantes fluidos, eles são obtidos de fontes minerais e orgânicas e sua composição pode incluir:

  • macronutrientes como Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K);
  • micronutrientes como Boro (B), Ferro (Fe), Cloro (Cl) e Molibdênio (Mo);
  • aminoácidos;
  • ácidos orgânicos.

Vantagens de usar o adubo líquido

A utilização da adubação foliar pode trazer uma série de benefícios para o ciclo da cultura. Veja alguns deles:

Versatilidade na aplicação

Uma das grandes vantagens de adotar o adubo líquido é a flexibilidade na aplicação, que faz com que o produtor não dependa mais da água da chuva para que as plantas recebam os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.

Na pulverização, por exemplo, é possível utilizar bombas e pulverizadores costais para proporcionar maior mobilidade e precisão ao processo. Já o uso de tratores com pulverizadores de barras ajuda a cobrir áreas mais amplas com rapidez.

Outro método interessante é a fertirrigação, que aproveita a estrutura já montada para o sistema de irrigação. Trata-se de um modelo muito utilizado para culturas perenes.

Aumento na absorção de nutrientes

A facilidade no manuseio e a uniformidade na distribuição do fertilizante fazem com que as plantas recebam mais nutrientes do que na adubação via solo. Isso ocorre porque o produto é aplicado nas partes aéreas, como a superfície das folhas, e é absorvido no processo de evapotranspiração.

Precisão no fornecimento de nutrientes

Em condições de alta acidez e lixiviação, os adubos líquidos de fontes minerais são excelentes opções para corrigir ou prevenir a deficiência de micronutrientes. Ao contrário do que ocorre na adubação via solo, a adubação foliar faz com que a planta tenha essas substâncias disponíveis prontamente.

Além disso, nas situações em que a planta requer baixa concentração de determinado nutriente, o uso do produto no formato líquido facilita o controle da quantidade absorvida. Quando o adubo tem a fórmula correta, a concentração e a mistura das soluções garante o equilíbrio nutricional da planta e evita danos a espécies mais sensíveis.

Cuidados na utilização do adubo líquido

Para obter os melhores resultados com a adubação líquida, é fundamental utilizar o produto de forma adequada. Veja algumas dicas:

Verifique a acidez do adubo líquido

As plantas absorvem os nutrientes em uma faixa restrita de PH, que varia de uma espécie para outra. O solo brasileiro é predominantemente ácido, com pH entre 4 e 5, mas os vegetais preferem uma faixa entre 6 e 7. Portanto, os processos de adubação devem buscar o equilíbrio do pH para ter máxima eficiência. 

Aplique o adubo no momento adequado

É importante evitar a aplicação do adubo líquido nas horas mais quentes do dia. Nesse período, o calor pode fazer com que a substância evapore, não dando tempo para que a planta o absorva.

Equilibre o uso de pesticidas e fungicidas

Caso opte por fazer a aplicação simultânea do adubo líquido com pesticidas e fungicidas, assegure que não haja incompatibilidade entre as substâncias. Além disso, verifique se a quantidade é adequada para as plantas para evitar desequilíbrios.

Evite a aplicação em excesso

Em alguns casos, o excesso de nutrientes pode gerar doenças em vez de fortalecer as plantas. É fundamental conhecer as características específicas de cada uma para obter o melhor resultado com a adubação, seja via solo ou foliar.

Não abandone a adubação via solo

Um dos erros mais comuns dos agricultores ao investir na adubação foliar é descuidar das práticas de solo. É importante ter em mente que essas práticas são complementares e, quando feitas corretamente, proporcionam ganhos de produtividade significativos.

Priorize a qualidade do adubo líquido

Escolher fertilizantes líquidos com fórmulas inadequadas e sem respaldo científico pode custar muito caro. O incremento na produtividade da lavoura só pode ser obtido com produtos de qualidade comprovada,

A linha YaraVita atende às principais demandas da cultura, maximizando os resultados e a segurança na aplicação. Você pode comprar com o apoio de nossos consultores ou pela Loja Virtual Yara, de forma simples e ágil.

Quer saber mais? Conheça todos os produtos da linha YaraVita para nutrição de plantas e tenha o complemento ideal para a adubação líquida.