Soluções para culturas

Banana

Aumento do número de pencas por cacho


Nutrição de plantas e o número de pencas por cachos

Nitrogênio e crescimento da planta

A bananeira tem grande necessidade de nitrogênio para estimular e manter o crescimento vegetativo.

Nitrogênio e número de frutos

A aplicação de nitrogênio é utilizada para a produção de matéria seca e produtividade, como o número de pencas por cacho de banana.

Desse modo, qualquer falta de nitrogênio retarda o crescimento, tornando a planta "paralisada". A nutrição adequada de potássio aumenta o número de frutos por planta.

Aplicações de potássio distribuídas em doses pequenas e frequentes fornecem as mais elevadas respostas de produtividade, principalmente em áreas de alta pluviosidade e solos leves. A nutrição adequada de potássio aumenta a altura, o perímetro da planta e o número de folhas verdes, assim como o número de frutos por planta. Em contrapartida, o baixo suprimento de potássio resulta na reduzida produção de matéria seca da planta, em um vigor ruim e uma frágil ramificação da planta.

Potássio e teor da polpa

Potássio e tamanho dos frutos

potássio é importante para a transferência de carboidratos da folha para o fruto, melhorando o teor da polpa e o tamanho do fruto.

Magnésio e peso do cacho

Magnésio e produtividade

Magnésio e produtividade

magnésio é essencial para a produção de clorofila e é um ativador metabólico de carboidratos, gorduras e proteínas, além de estar envolvido no transporte de fósforo. O magnésio apresenta um efeito direto sobre o peso do cacho e a produtividade da cultura de banana. 


É importante manter as proporções corretas de K:Mg nos solos ou a produtividade será afetada. Grande aplicações de potássio normalmente restringem a absorção de magnésio. As proporções essenciais de magnésio no solo, comparadas ao potássio e ao cálcio, são fornecidas em proporções ideais de Ca, K e Mg no solo.

Magnésio

Proporções ideais de Ca, K e Mg no solo