Soluções para culturas

Batata

Influência na Sanidade da Batata

Os nutrientes das plantas estão predominantemente associados ao aumento da produção e da qualidade, ao garantir que nenhuma deficiência mineral esteja restringindo o crescimento e o desenvolvimento da planta. Entretanto, estes nutrientes também podem ajudar as planta a se protegerem de doenças. Um programa de nutrição bem balanceado garantirá que a estrutura celular das plantas seja robusta, conferindo maior resistência em condições adversas. Há vários exemplos de nutrientes que são citados pela sua função na sanidade da planta, como o nitrogênio, o potássio, o manganês, o zinco, o cobre e o molibdênio.

Doenças Foliares

As aplicações de nitrogênio podem ter o efeito de estimular doenças foliares, dependendo da fonte utilizada, por estimular o crescimento do dossel e tornar a planta mais suscetível a ataques de fungos., bactérias, etc. Porém um bom balanço nítrico/amoniacal e preferencia por utilização de nitratos de cálcio, reduz este efeito do nitrogênio por si só..

Doenças dos Tubérculos

O cálcio é um importante nutriente para prevenir doenças dos tubérculos ao fortalecer as suas paredes celulares e as suas cascas, fornecendo, assim, melhor resistência a muitas doenças. O boro potencializa o efeito do cálcio ao melhorar a absorção e, assim, pode reduzir os níveis da sarna comum e outras doenças de tubérculos. O zinco pode minimizar a sarna pulverulenta. O enxofre pode reduzir tanto a infestação da sarna pulverulenta quanto a comum.