Soluções para culturas

Batata

Influenciando a Quantidade de Tubérculos de Batata

A quantidade de tubérculos de batata produzida por cada batateira é influenciada pelo potencial agronômico e varietal. Quando temos uma grande quantidade de tubérculos por hectare, a tendência é de que os mesmos sejam predominantemente pequenos, ideal para conservas, saladas ou batata-semente. Isto ocorre, pois há uma competição por espaço entre os tubérculos e os mesmos não se desenvolvem em tamanho. As causas para isto são: variedades que emitem mais tubérculos, espaçamento entre semente menor e aporte nutricional no plantio. Já o inverso, quantidade relativamente menor de tubérculos por hectare, reduz a concorrência por área de unidade e permite que os recursos e a energia da cultura sejam usados para produzir batatas maiores voltados para os mercados de produtos frescos ou de processamento.

Nutrição das Plantas e Quantidade de Tubérculos de Batata

A nutrição bem equilibrada é essencial para influenciar o número de tubérculos. Fosfato, potássio e cálcio, todos demonstraram ter efeitos sobre o número de tubérculos.

Fosfato

Fósforo e produtividade

A disponibilidade de fosfato no desenvolvimento inicial dos tubérculos é importante para garantir o conjunto máximo de tubérculos.Um estudo de Wales mostra o efeito do fósforo sobre o aumento no número total de tubérculos, impactando na produção geral.

Uma vez que o fósforo permanece relativamente imóvel no solo, é importante que o fertilizante de P seja colocado próximo ao tubérculo, o que geralmente funciona melhor do que espalhá-lo, especialmente em solos com potencial para elevada imobilização de fósforo.

Fósforo foliar

As doses de fosforo a aplicar,  irão depender do tipo de solo e do resultado das análises do solo. Estudo da Escócia mostram que o fosfato foliar garante disponibilidade rápida  e pode ser utilizado para complementação.

Raiz

Influência Ph no solo

Este gráfico demonstra a influência do pH do solo na disponibilidade do fósforo. Mostrando à precipitação pelo cálcio em pH elevado e à fixação pelo ferro e alumínio em pH baixo.

Potássio 

O potássio pode influenciar o número de tubérculos que são produzidos, por isso ele também é importante.

Potássio e produtividade

Estes testes realizados na Índia demonstram o aumento da produção devido ao potássio, assim como mostram o benefício do sulfato de potássio (SOP) em substituição ao cloreto de potássio (MOP). Assim como, a necessidade de elevadas doses de potássio para obtermos boas produtividades.

Outras Práticas de Manejo de Culturas que Influenciam o Tamanho do Tubérculo da Batata

Seleção da variedade certa 

  • Verificação de fatores de redução de crescimento no desenvolvimento inicial do tubérculo (por exemplo, escassez hídrica, compactação) 
  • Irrigação para manter um bom ambiente de crescimento  
  • Semente envelhecida fisiologicamente para produzir o número desejado de  tubérculo  
  • Espaçamento entre as sementes para garantir um ótimo número de hastes por metro quadrado
  • Uso de insumos para a proteção das plantas - como herbicidas e nematicidas - para garantir que o vegetal cresça relativamente sem problemas