Soluções para culturas

Batata

Melhorando o Aspecto Final da Casca

O aspecto final da casca da batata está se tornando mais importante, já que os consumidores, cada vez mais, exigem batatas com cascas limpas e atrativas, especialmente ao comprar batatas pré-embaladas ou soltas. Tubérculos com infecções na superfície, como sarna prateada, sarna pulverulenta ou comum, são menos atraentes e tendem a ter um prazo de validade menor.

Sarna comum

Rizoctniose

Nutrição de Plantas e Aspecto Final da Casca

A nutrição balanceada das plantas reduzirá a incidência de anomalias na casca do tubérculo e melhorará o revestimento dela. O cálcio fortalece as cascas do tubérculo, fornecendo melhor resistência a muitas doenças. Boromagnésio e manganês pode reduzir os níveis de sarna comum. Zinco pode minimizar a sarna pulverulenta. Enxofre pode reduzir tanto a infecção da sarna comum quanto a pulverulenta.

Cálcio

Cálcio

O cálcio fortalece as cascas do tubérculo, fornecendo melhor resistência a muitas doenças, como rizoctoniose, sarna prateada, sarna pulverulenta ou comum. 
Estes testes independentes realizados do Reino Unido mostram uma redução significativa nas manchas da casca,  após o tratamento com nitrato de cálcio.

Boro

Boro

O boro ajuda a estabilizar o cálcio nas paredes celulares e também afeta a absorção desse nutriente, de modo que os suprimentos são importantes para garantir uma nutrição balanceada e para maximizar os benefícios do cálcio aplicado. 
Este teste realizado na Holanda mostra como o boro influencia o teor de cálcio dos tubérculos, assim como a incidência de diversas anomalias da casca.

Zinco

Zinco

O zinco é normalmente utilizado para conter a sarna pulverulenta onde a inoculação é em níveis baixos. Entretanto, somente as aplicações feitas no solo tendem a fornecer zinco suficiente para ter um efeito sobre a sarna pulverulenta, e o zinco deve somente ser usado como parte de uma estratégia de controle integrada, baseada em outras medidas agronômicas para limitar a contaminação do solo, em paralelo a uma escolha de variedades mais resistentes. 
Estes testes independentes realizados na Escócia mostram a redução da sarna pulverulenta após o tratamento com zinco.

Enxofre

O enxofre ajuda a reduzir o nível de sarna comum e pulverulenta. Esse efeito pode ser devido a uma redução do pH do solo onde o enxofre elementar é utilizado. Melhores efeitos provêm da aplicação de enxofre ao solo em uma forma prontamente disponível no plantio. Entretanto, um programa de S foliar pode também reduzir a infestação. 

Outras Práticas de Manejo de Culturas que Melhoram o Aspecto Final da Casca

  • Evitar escolher campos onde fatores adversos, como doenças, drenagem ruim ou baixos recursos de retenção de água, estejam presentes 
  • Selecionar sementes de qualidade com menos riscos de doenças 
  • Desinfetar áreas de armazenamento de sementes para reduzir a transmissão de doenças  
  • Irrigar para prevenir ou minimizar doenças, como a sarna comum 
  • Colher em boas condições para evitar lesões e infestação de doenças 
  • Evitar a calagem imediatamente antes do plantio das batatas, já que isso favorecerá o surgimento da sarna comum