Características
outubro 30, 2020

Como reduzir a incidência de podridão mole na batata

De: Yara Brasil
Homem colhendo batatas
Homem colhendo batatas

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

Podridão Mole

A podridão mole decorre de uma série de doenças bacterianas de clima quente, geralmente a canela preta (Erwinia spp), que entra nos tubérculos através de danos mecânicos, o que gera o apodrecimento deste o campo até o armazenamento.
A nutrição balanceada, antes da colheita, influenciará na resistência desta planta e posterioriormente no armazenamento dos tubérculos. O cálcio e o boro, em especial, podem ter efeitos positivos contra a podridão mole.

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para batata

Quero comprar online

Nutrição das plantas e podridão mole da batata

Cálcio

Cálcio

A evidência mostra que o fortalecimento da parede celular do tubérculo com cálcio pode ajudar a reduzir a severidade da podridão mole, causada pela Erwinia.
Este estudo demonstra a relação entre a disponibilidade de cálcio, o teor desse nutriente na casca e a perda de peso causada pela podridão mole da Erwinia.

Altos níveis de cálcio no tubérculo também reduzem os riscos de injúria na colheita e no transporte posteriormente. As variedades diferem na absorção de cálcio. Porém, o uso de nitrato de cálcio no lugar de nitrato de amônio maximiza a absorção, reduz o risco de injúrias que permitem a entrada de doenças.  

Boro

Boro

O boro é um elemento importante presente na parede celular. Neste caso, ele atua como um cimento entre as pectinas, fornecendo resistência coesiva para o tecido celular. Portanto, o boro afeta as características da qualidade de conservação dos tubérculos. O boro afeta a absorção de cálcio, de modo que os suprimentos são importantes para garantir uma nutrição balanceada. 

Este teste mostra como o boro influencia o teor de cálcio nos tubérculos, assim como a incidência de mancha de ferrugem interna.

Outras práticas de manejo de culturas que reduzem a podridão mole da batata

  • Colher com antecedência de modo a minimizar a entrada de doenças 
  • Tomar cuidado durante a colheita e a classificação para reduzir lesões e injúrias 
  • Desinfetar áreas de armazenamento de sementes para reduzir a transmissão de doenças 
  • Colher em boas condições para evitar lesões e infestação de doenças  
  • Controlar a temperatura e a umidade no armazenamento