Características
novembro 08, 2022

Colheita do trigo: quando acontece e como é feita

De: Equipe Agronômica

Entenda o processo de colheita de trigo no Brasil.


Trigo colhido sob luz do sol
Trigo colhido sob luz do sol

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O trigo é um dos grãos mais consumidos no mundo. Para ser comercializado em boa qualidade, a colheita deve ser feita com muita atenção. Neste artigo, separamos as principais informações sobre essa etapa final e determinante para a cultura.

 

Quando acontece a colheita do trigo?

No Brasil, a época de colheita varia de região para região. É no inverno que ela acontece no Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Já no Sul, maior região produtora do grão, acontece na primavera. Mas para entender o momento certo de cada lavoura, a recomendação é que o produtor colha após 110 a 120 dias de plantio.

 

Qual o ponto ideal para colher o trigo?

A umidade está entre os pontos a serem observados para saber se o trigo está pronto para ser colhido. Segundo especialistas, o teor ideal é de 13% e influencia diretamente para que seja feita uma boa venda. Devido aos períodos de chuvas, a colheita pode acontecer antes de atingir esse percentual, com o objetivo de não causar prejuízos à safra. Nesse caso, é necessário que seja feita a secagem dos grãos antes de armazená-los.

Além disso, o ponto de colheita também pode ser visto nas próprias características da planta, como:

  • Coloração amarelada, com aparência de palha;
  • A espiga começando a se dobrar;
  • Grãos duros e resistentes.

 

Como é feita a colheita do trigo?

Os métodos de colheita podem ser manuais ou mecanizados. O uso de colheitadeiras auxiliam na descascagem e separação dos grãos, sendo comum em plantações maiores. A técnica manual exige mais trabalho, com ajuda de ferramentas mais simples, mas ainda assim é praticada em plantações menores.

 

Expectativas para a cultura

A produção do trigo vem se expandindo muito no Brasil e, aos poucos, o produtor vem voltando para o mercado dessa cultura. As pesquisas e novas tecnologias têm apoiado esse movimento com o lançamento de espécies de plantas adequadas para regiões consideradas limitadas para o cultivo do trigo, como o Cerrado. Segundo estudos, a expectativa é que o Brasil se torne autossuficiente na produção do grão nos próximos dez anos.

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades